Frequência Cardíaca de Treino

Cada tipo de treino possui um determinado ritmo que deve ser mantido para que se obtenha o desempenho esperado e a evolução nos treinamentos. Mas, será que existe uma forma de acompanhar e verificar se o ritmo está adequado para o treino? Sim! Por meio da frequência cardíaca.

Isso explica aquelas imagens clássicas nas esteiras e bikes, indicando a idade e o nível de intensidade de acordo com a frequência cardíaca (FC).

Como saber o ritmo?

Existem algumas fórmulas para calcular a FC ideal de cada treino. Não vou detalhá-las mas, para não deixá-los curiosos, a mais usada é a fórmula de Karvonen que, como todas as outras, baseia-se na FC máxima. A melhor forma para descobrir a sua FC máxima é a realização do teste de esforço máximo, onde pode ser verificado mais precisamente o cume dos batimentos. Porém, para alguns momentos, a famosa continha 220 – sua idade (razão de conter a idade nas imagens) pode ajudar a resolver essa questão.

Depois de ler o texto e deixar seu comentário, você pode descobrir sua FC de treino informando alguns dados. Importante ressaltar que para cada pessoa é recomendado um tipo de intensidade: para gestantes intensidade leve e moderada; alguns atletas intensidade difícil ou máxima; cardiopatas intensidade muito leve à moderada. Portanto, fale com seu médico e professor para que  juntos indiquem a melhor intensidade para o momento.

Descubra sua Frequência Cardíaca de treino

Idade:

Frequência Cardíaca de Repouso:

Intensidade:

Para descobrir o bpm pressione o pulso com o dedo indicador e médio, contando os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4.

Para descobrir o bpm pressione o pulso com o dedo indicador e médio, contando os batimentos por 15 segundos e multiplique por 4.

A frequência cardíaca de repouso (ou basal) é a FC mensurada em completo repouso. O correto seria aferir os batimentos de manhã, logo após acordar e com a pessoa deitada de costas. Como a mensuração dessa forma é inviável nas academias e clubes, nesses locais o aluno é colocado sentado. O aluno é colocado deitado quando ele for a academia sem ter treinando por 24 horas.

 

 

Na tabela abaixo veja qual intensidade de treino se encaixa melhor para você:

Zona de Treino Intensidade % Benefícios/Recomendado para
 Máxima  90 a 100%  Aumenta velocidade máxima para corrida / Treinamento de alto nível
 Díficil  80 a 90%  Aumenta o desempenho máximo / Pessoas condicionadas
 Moderado  70 a 80%  Melhora o condicionamento aeróbio / Exercícios moderadamente longos
 Leve  60 a 70%  Melhora a resistência e ajuda na recuperação / Exercícios muito longos
 Muito Leve  50 a 60%  Melhora a saúde e o metabolismo, ajuda na recuperação / Iniciantes e recuperação ativa

E então, descobriu sua frequência de treino? Deixe um comentário e…

Bom Training

Author: Renato Santiago

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato

  • Pedro

    Para perder gordura, qual seria a intensidade recomendada?
    Por sinal, muito bom o artigo!

  • Rick Barbosa

    Valeu Renato, só uma coisa, vi em outros sites dizendo que o ideal vai até 70%, 75% e 80%. Afinal, qual o melhor?! Lembrando que meu objetivo é emagrecer.

    • resantiago

      Olá Rick
      A frequência cardíaca ideal para queima de gordura é entre 60% à 75%. Eu me precipitei falando até 85%, desculpe. Entretanto a estudos que mostram que intensidades altas, acima de 80% também são ótimos para emagrecer. (http://www.horadotraining.com/frequencia-cardiaca-para-queimar-gordura-existe/) mas requer certos cuidados para treinar nesse nível.

      Obrigado
      Abração

Leia o post anterior:
superando_obstaculos
Conquiste os seus objetivos

“A perseverança separa os vencedores dos perdedores, tanto no esporte quanto na vida real”, diz o recordista do Guiness Book...

Fechar