Natação ou Hidroginástica – Por qual começar?

O meio aquático é para muitas pessoas a porta de abertura para começar uma atividade física. Muitas vezes me perguntaram, natação ou hidroginástica? Qual é melhor para iniciar? Vamos conhecer melhor os dois.

Atividades aquáticas

Hoje em dia muitas academias e clubes têm em sua estrutura uma piscina para as atividades aquáticas, o que gerou várias aulas de ginástica dentro da água como spinning water, jump water, aulas de surf, e claro, as clássicas natação e hidroginástica. O intuito dessas variações é chamar atenção de mais pessoas para pratica de atividade física na piscina.

O que algumas pessoas têm dúvida é se existe alguma diferença entre essas atividades, qual seria a melhor escolha e os benefícios de cada uma, mas antes vamos entender os benefícios da água.

A maioria das pessoas procuram atividades aquáticas porque a água propicia condições mais agradáveis para treinar.

- A força do empuxo (princípio de Arquimedes), faz a força da gravidade diminuir, dessa forma diminuindo o impacto nas articulações. Perfeito para quem tem problemas de coluna, desvios de posturas, lesão no joelho, doenças nas articulações e/ou ossos entre outros.

- A perda de temperatura na água é 25 vezes que a do ar, na prática fica muito mais agradável o treino quando a temperatura do corpo se mantem em equilíbrio.

- O corpo dentro da água sofre uma pressão hidrostática (Lei de Pascal), que nada mais é do que a pressão da água sobre todo o corpo submerso. Essa pressão ajuda no retorno venoso (retorno do sangue ao coração pelas veias) e consequentemente o coração bate menos (diminuição de 8 a 13 batimentos).

Esses são alguns fatores que torna a piscina mais agradável para treinar.

A Natação

A natação é uma atividade aeróbica, aeróbica para quem não lembra são atividades que usam o oxigênio como uma das fontes de energia e tem predominância em resistência muscular. Natação é ótimo para quem quer ganhar condicionamento, coordenação, queimar gordura e aumentar a resistência.  Além de claro, todos querem saber nadar para poder aproveitar, piscinas, rios, mares e etc.

Outra grande vantagem da natação é por trabalhar o corpo inteiro, braços, tronco e pernas tem que se movimentar para ter uma melhor locomoção na água. Existem aparelhos que dificultam e/ou facilitam a evolução do aluno.

Por serem movimentos cíclicos e repetitivos, pessoas com problemas articular têm maior dificuldade para realização. Então surge a hidroginástica.

A HidroginásticaNatação ou hidroginástica

Hidroginástica como próprio nome diz é uma aula de ginástica. Ainda tem ênfase em resistência muscular, entretanto o ganho de massa muscular é muito maior comparado com o da natação.

Os aparelhos usados na aula criam maior resistência contra água e torna o exercício mais intenso, porém com período de tempo menor. Essa aula é pouco mais emotiva pelo som, professor e colegas na aula.

Por ter impacto menor e por ser muito mais agradável com menor risco de acidentes, essas aulas passaram a ser muito indicadas para a terceira idade e gestantes. Mas não tem nada de fácil nos seus exercícios, podendo ser usados por todos, sem restrições.

Natação ou Hidroginástica

Deu para perceber que existe diferença entre as duas modalidades, se você procura condicionamento, queima de gordura, não possui nenhum tipo de lesão nas articulações pode iniciar a natação.  Se você procura ganhar mais resistência e massa muscular pode iniciar a hidroginástica.

Vale lembrar que uma completa outra; então por que não realizar as duas?

Ficaram dúvidas? Já sabe qual irá praticar? Então pegue sua toalha, caia na piscina e…

Bom Treino

Autor: Renato Santiago

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato

Comentários

  • Eduardo

    POR QUE A HIDROGINÁSTICA NÃO DÁ QUEIMA DE GORDURA?

    • resantiago

      Olá Eduardo

      A hidroginástica propicia queima de gordura sim, porém por ser um exercício resistindo tem predominância anaeróbica na maior parte da aula, usando ATP-CP como substrato energético, que é o que fornece uma energia mais rápida e explosiva.

    • Vinicius

      Oi Eduardo

      A hidroginástica da queima de gordura sim pois é um exercício físico .

  • Vinicius

    qual é melhor dos 2 para a 3 idade ?

    • resantiago

      Olá Vinicius
      Normalmente, o recomendado para terceira idade é a hidroginástica que propicia um ganho maior de massa magra. Mas, eu não tiraria natação, apenas adaptaria. Muitos idosos tem problemas em algumas articulações e não conseguem fazer os movimentos com certa amplitude, mobilidade e repetição que alguns nados exigem.

  • Lane Maquieira

    Muito bom esse post!

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