8 superalimentos que vão potencializar sua saúde – por Feira4you

    superalimentos para a saúde

    Talvez você já tenha ouvido falar sobre os superalimentos. Ou, melhor ainda, talvez já deva ter introduzido de forma espontânea estes heróis da super alimentação em sua dieta, sem ter noção do quão benéficos à saúde estes alimentos podem ser.

    Embora não existam diretrizes oficiais para o que realmente deve constituir um superalimento, devo aqui deixar claro que, seus reais benefícios só serão potencialmente percebidos ao associarmos o seu consumo a um estilo de vida saudável e sustentável, com farta ingesta hídrica, prática de exercícios físicos e momentos de lazer e leitura. Não há milagres; mas sim disciplina e mudança de hábitos.

    Mas, independentemente da aceitação que temos a determinados alimentos, é inegável que muitos deles oferecem ao nosso organismo um aporte extra de vitaminas, minerais e antioxidantes, proporcionando bem estar e longevidade. É de suma importância conhecer e, aos poucos, criar o hábito de consumir estes alimentos diariamente.

    Ao fazer a lista semanal de hortifrútis, lembre-se de dar a devida importância a estes alimentos que são os verdadeiros heróis da nossa casa.

    8 Superalimentos para a saúde

    Vou deixar aqui uma lista com alguns superalimentos, e discorrer um pouco sobre seus benefícios para a saúde:

    1) Abacate:

    É uma das frutas mais ricas em gordura. O que não significa que seja a mais calórica, pois contém ácidos graxos insaturados de alta qualidade, com efeito positivo sobre as taxas de colesterol e o sistema cardiovascular. Além disso, possui numerosas vitaminas que beneficiam desde a pele e os cabelos, até o sistema imunológico e nervoso.

    2) Inhame:

    Importante fonte de proteínas, potássio e fósforo. Útil na prevenção de osteoporose, artrite e cálculos renais. Ajuda a manter a memória ativa, devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B.

    3) Batata doce:

    Bastante popular na culinária brasileira, este tubérculo é uma imensa fonte de nutrientes essenciais para a saúde. Ajuda no fornecimento gradual de energia e controla problemas como o diabetes. É indispensável para o fortalecimento do sistema imunológico e, claro, para a prevenção de diversas doenças.

    superalimentos para a saúde4) Gengibre:

    Atua como um excelente bactericida e um ótimo desintoxicante, reforçando o sistema imunológico. Potencializa a ação do sistema respiratório, evitando bronquite, pneumonia e gripe. Reduz azia, enjoo, gases e indigestão, além de ajudar na digestão de alimentos mais gordurosos.

    5) Couve crespa:

    Cem gramas desta verdura bastam para suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto. Além disso, é rica em vitamina A, ferro e cálcio.

    6) Mirtilo:

    São apreciados como bombas vitamínicas, e hoje são facilmente encontrados no Brasil. É muito eficaz no combate às infecções.

    7) Brócolis:

    Tem nutrientes que previnem diversos tipos de câncer, além de ser rico em minerais, como cálcio, potássio, ferro e zinco, além de diversas vitaminas e fibras.

    8) Beterraba:

    Esse vegetal é rico em vitamina C, carotenoides, compostos fenólicos e flavonoides. Além disso, contém um composto de pigmentação conhecido como betalaína, o que garante a cor escura característica, e é uma substância rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias. Suas folhas são fontes de vitaminas e fibras, podendo ser consumidas como salada ou refogadas.

    Bem, não são apenas os vegetais que compõem o time de superalimentos. Há um leque de opções entre peixes, ervas, grãos e sementes que são essenciais à saúde e podem ser incorporados à dieta diariamente.

    Alimentar-se bem é uma questão de hábito, e nós da Equipe Feira4you, estamos aqui para auxiliá-lo nesta jornada. Procure pela aba de superalimentos em nossa loja virtual, e veja o que preparamos para você!

    Patrícia Lemos é mãe; esposa; cronista Feira4you e porta-voz do nosso leitor; escritora; poeta; profissional da Saúde, no SUS; entusiasta de práticas e hábitos saudáveis.
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