Alongamento para fazer sentado

Alongamento para fazer sentado

Todos já sabem da importância do alongamento, vemos e ouvimos em todos os lugares. Mas seria possível se alongar sentado no trabalho? 

O alongamento induz ao relaxamento, evita encurtamento e tensões e promove aumento de flexibilidade, é uma ótima válvula quando se está naquele momento de stress no trabalho. Expliquei mais sobre o alongamento e sua importância em um artigo anterior: Alongamento – por que é importante alongar? 

Muitas pessoas passam horas sentadas em frente ao computador, seja trabalhando/estudando ou fazem o mesmo movimento repetitivo, como os dentistas, isso acaba tornando os músculos mais tensos, perde flexibilidade, gera dores e desvios posturais.

Acontece que muitas vezes as pessoas não sabem como alongar os músculos corretamente, fazem aqueles mesmos alongamentos que tínhamos na aula de educação física, lembra? Afasta as pernas, desce de um lado pro outro, senta no chão estende a perna… ou tem como referência aquele alongamento de academia, que está grudado na parede, mas eu aposto que você não tem um espaldar no seu escritório né? Nem eu. Mas como fazer isso no trabalho?

Exemplos de alongamento no trabalho

Abaixo demostro alguns movimentos que você pode fazer sentado e em menos de 10 minutos você alongou praticamente todos os membros. De forma discreta e simples, dá para fazer no meio de um call. 

alongamento no trabalhoPescoço – se essa musculatura estiver tensa você pode sentir até dores de cabeça. Alongar o pescoço é importante ainda mais para quem fica muito tempo na frente do computador, é comum forçamos o pescoço para frente.

Com as costas apoiada e a coluna reta, dê uma leve torção no pescoço olhando para o lado.

Olhe para cima, apoie as costas no encosto da cadeira, se quiser devagar dê uma leve empurrada no queixo.

Segure atrás da nuca, apoie o queixo no peitoral, dobre lentamente o tronco para frente.

alongamento pescoço


alongamento braçosBraços – os braços tendem a ficar tensionados, seja pelo movimento repetitivo ou por má posição da sua cadeira ou mesa, é importante alonga-los para relaxar.

Passe um braço por cima da cabeça, de um leve puxão e incline o tronco para o lado que está puxando.

Deixe o cotovelo bem estendido, com a mão virada para você, faça uma leve pressão com a outra mão.

Parecido com anterior, mas agora a palma da mão está virado para frente, segure em todos os dedos e faça um pressão para trás.

 

alongamento punho


Tronco – Para evitar desvios posturais e manter uma coluna saudável, é sempre bom fazer alongamentos no tronco.

Apoie os braços atrás da cabeça, lentamente vai forçando os braços, o tronco e o pescoço para trás. Feche as escápulas e faça o peitoral abrir.

Sente no meio da cadeira, torça o tronco, coloque um braço na sua perna e o outra atrás da cadeira. Empurre sua perna e cadeira para forçar mais a coluna.

alongamento tronco


 

alongamento pernasPernas – as pernas ficam muito tempo na mesma posição, é importante mexe-las e alonga-las para melhorar a circulação.

Apoie seu tornozelo na coxa, um braço apoie em cima do joelho e faça uma leve pressão para baixo. Se sua roupa e flexibilidade permitir, pode debruçar em cima da perna para forçar mais.

Sente-se no meio da cadeira, estenda o joelho o máximo possível , calcanhares apoiados no chão, force a ponta do pé para cima o máximo possível.

Parecido com o anterior, porém agora você deve forçar a ponta do pé para baixo.

alongamento pés

São exercício bem fáceis que você pode fazer agora mesmo. Gostou? Compartilhe!

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Aulas em duplas e Avulsas - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP