Asma no Brasil – Infográfico

Asma no Brasil – Infográfico

Asma pode até não parecer mas é um problema grave, que muitos brasileiros sofrem, mas poucos tratam. Vamos entender mais sobre essa doença pulmonar.

Em um artigo anterior falei sobre Asma e a atividade física, nesse artigo vamos nos aprofundar um pouco mais sobre essa doença.

asma atividade físicaO que é a Asma?

Asma atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, no Brasil são aproximadamente 20 milhões, seja criança ou adulto. A asma é doença crônica bem comum.

Essa doença é uma inflamação na vias áreas. Os brônquios são hipersensíveis  e hipervariáveis, qualquer sinal diferente as células de defesa atacam o invasor provocando uma crise asmática, falta de ar, dor no peito, tosse e chiado no peito. Episódios são comuns no início da manhã ou a noite.

As causas podem ser várias como fatores genéticos e o meio ambiente (poeira, animais, bolor, tabagismo, produtos químicos, poluição…), situações de stress como raiva, medo, exercícios físicos e até medicamentos podem provocar as crises.

O diagnóstico é clínico baseado em histórico, espirometria (exame do sopro), Raio X do tórax e testes de alergia podem ajudar e descobrir se você possui asma.

Asma ou bronquite crônica?

Uma pergunta comum, afinal ambas tem os mesmos sintomas, a diferença é que a crise asmática é reversível, algumas vezes pode até passar espontaneamente. É considerado bronquite crônica quando tosse ocorre por 3 meses consecutivos, normalmente está ligado com tabagismo.

Asma no Brasil (infográfico)

Abaixo trago um infográfico da empresa Boehringer Ingelheim, umas das 20 principais farmacêuticas no mundo.

A pesquisa feita com 2.010 pessoas, entre maio e junho de 2015, demonstrou que 44% dos brasileiros apresentam sintomas respiratórios (tosse, falta de ar, chiado no peito, coriza) que, geralmente, são percebidos como manifestações de doenças como asma, bronquite, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
Desta parte da população, 35% disseram ter “asma” e 37% citaram “bronquite crônica”

asma no brasil

asma no brasil

Tratamento para asma

Como vimos muitos brasileiros possuem asmas e 37% dizem ter bronquite crônica, sendo que os primeiros sintomas foram na infância, sinal claro de asma. Outro dado importante é que o asmáticos sentem que a doença atrapalha de alguma forma seu rendimento, seja na atividade física, trabalho e/ou estudo.

O tratamento é essencial, os medicamentos são para prevenir e outros para os momentos de crises. A atividade física, mesmo que as vezes seja um desencadeador da asma, é importante para melhorar capacidade respiratória.

Ela pode até não ter cura, mas tem tratamento e você pode ter uma vida normal.

Gostou? Compartilhe!

Bons Treinos

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP