Aulas de Glúteo – qual é o objetivo?

Aulas de Glúteo – qual é o objetivo?

Acontece no Brasil apenas e, na maioria massacrante das vezes, essa aula é procurada por quem quer aumentar o glúteo. Será que essa é a maneira ideal de aumentar o volume de um músculo? Vamos buscar os cientistas que definiram os treinamentos e seus objetivos.

De acordo com Kramer; Fleck (1999), as normativas para o treino de hipertrofia são: 6 a 12 repetições, intervalos menores que 90 segundos e séries maiores que 3. Esclarecendo que hipertrofia é o aumento da massa muscular, provado e comprovado por todos que usam exercícios resistidos nesse planeta e pela ciência que atesta que músculos crescem quando treinados sob certos parâmetros.

Primeira conclusão: quem deseja aumentar o volume dos glúteos deveria fazer Hipertrofia.

Vejam agora a definição de resistência muscular(ACSM, 2002):

1- Repetições: de 12 a 15, com até 70% de 1RM, caracterizando pesos leves, moderados e até intensos;

2- Utilização de 3 a 4 séries por grupo muscular;

3- Freqüência semanal para o mesmo grupo muscular: entre 2 e 3 dias;

4- Intervalo médio entre as sessões de 24 a 48 horas;

5- Intervalo entre as séries e exercícios: de 20 segundos a 1 minuto, dependendo da idade do praticante;

Segunda conclusão: a definição acima parece muito com uma aula de glúteos.

O artigo de “O TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA COMO INTERVENÇÃO NO EMAGRECIMENTO” feito por Victor Hugo Araújo Santos, Wellington Ferreira do Nascimento e Rafaela Liberali, comprova que o treino de resistência muscular causa emagrecimento e força, mas não hipertrofia. Foram mais de 18 trabalhos estudados, a citar, Prabhakaran e colaboradores, 1999.

O que realmente quer o aluno que procura esse serviço nas academias? Deixar essa parte do corpo nos padrões brasileiros de qualidade, certo?! Ou seja, redondinho, arrebitado e durinho.aulas de glúteo

Quem deseja mudar esse músculo, normalmente não está feliz com o que tem. E se eu dissesse que fazer aulas de glúteos 3 vezes na semana, com muitas repetições e pouca carga, vai “achatar” seu músculo? Achatar? Isso mesmo. Essa quantidade de exercícios se enquadra na definição de resistência e, portanto não vai proporcionar o aumento no volume.

Vai emagrecer? Sim, emagrecerá seu corpo todo e consequentemente, o glúteo também. Dará uma arredondada? Sim, haverá tônus no músculo. Aliás, todo músculo quando trabalhado com sobrecarga reage com tônus muscular. E vai arrebitar? Daí, já não posso garantir. “Arrebitar” implica em aumentar o volume. E altas repetições e carga baixa, você já sabe, provocam resistência muscular.

Quer dizer que as academias colocam aquelas aulas de glúteo no horário nobre, chamam os alunos e essas aulas não vão me dar resultados? Por que colocam essas aulas então?

Resposta 1 – Se forem aulas com muita repetição e você não colocar MUITA carga (pense em algo extraordinariamente pesado, que você conseguiria levantar uma vez apenas, agora use acima de 70% disso nos exercícios – isso é MUITA carga!) os resultados serão: emagrecimento, tônus, e quase nada de aumento do músculo.

Resposta 2 – Academias brincam com seu Ego. Além de puro marketing, eles sabem que é mais fácil colocar a aula do que explicar tudo isso que estou escrevendo agora. Quando se questiona – para que essa aula inútil? A resposta é – “os alunos gostam… Nem faz mal, faz?” Bom, mal não faz, mas engana direitinho.

Algumas academias são mais sinceras: fazem periodização das aulas de Glúteo.

1. Semanas de Resistência – onde se proporcionam emagrecimento e tônus.

2. Semanas de Hipertrofia – onde se ganha volume.

E periodização funciona muito bem, já que os alunos são esclarecidos da função de cada aula e as transformações que ocorrerão nos seus corpos ou não. Afinal, vamos à academia para mudar nosso corpo com responsabilidade, certo?

Terceira conclusão: musculação bem orientada é a melhor alternativa para ter o glúteo dos sonhos.

Observe sua academia:

• Há explicações sobre cada aula?

• Há explicações sobre as modificações que essas aulas farão em seu corpo?

• Quantas calorias gasta-se em média por aula? (Não se esqueça de que cada pessoa tem uma velocidade diferente na hora de gasto calórico.)

• Há avisos da duração das aulas?

Se não existem essas informações, procure o responsável pela academia e questione sobre avisos sobre aulas antes de entrar numa.

E mais, se após duas semanas seu corpo/humor/bem-estar não começarem a mudar, pode ter certeza, tem algo errado com seu treino. Procure um profissional e re-avalie sua rotina na academia.

Bons treinos.

Sobre o Autor

Fomos arquitetados para o movimento. Não há sentido em ficar sentado o dia todo!