Chá verde – Como ele ajuda emagrecer?

Chá verde – Como ele ajuda emagrecer?

Muito se fala sobre alimentos termogênicos e sua eficiência, principalmente porque muitos programas de emagrecimento falham quando o assunto é manter o peso a longo prazo. E um dos termogênicos muito estudado é o chá verde, mas como ele ajuda a emagrecer?

Um grama de folhas da erva Camellia sinensis para infusão em 100 ml de água quente, proporciona aproximadamente 250 a 350 mg de material sólido: 35 a 45% de catequinas (um forte antioxidante) e 6% de cafeína. A Epigalocatequina galato (EGCG) é o principal componente das catequinas do chá verde.

Os efeitos termogênicos do chá verde resultam das interações entre catequinas, cafeína e noradrenalina (neurotransmissor influência humor, ansiedade, sono e alimentação).

A catequina inibe a enzima responsável por degradar a noradrenalina, o que acaba por prolongar seu efeito; e a cafeína prolonga o efeito da mesma na célula.

Essa interação sinérgica resulta em um aumento e efeito prolongado da noradrenalina na termogênese (produção de calor), com a temperatura interna mais elevada, os processos fisiológicos de um modo geral ocorrem com mais facilidade.

O metabolismo passa a trabalhar de forma mais acelerada, provocando o consumo de mais calorias e o organismo passa a procurar energias secundárias, no caso gordura.

Um estudo demonstrou que epigalocatequina galato e a cafeína, sozinhas não alterariam o gasto energético, no entanto em combinação com outros componentes bioativos no chá verde haveria um aumento na termogênese.

Outro estudo muito interessante demonstrou que a ingestão habitual de cafeína poderia anular o efeito do chá verde. Baixos consumidores de cafeína apresentaram uma melhor manutenção de peso quando comparado com os altos consumidores.

chá verdeComo tomar o chá verde?

A melhor forma de preparar a infusão de chá verde é com água mineral e na temperatura de 70ºC (ou seja, quando pequenas bolhas se formam no fundo da cafeteira). Quanto ao tempo de infusão, em geral, é suficiente aguardar cerca de 3 minutos.

Embora alguns estudos demonstrem efeitos controversos sobre a eficácia do chá verde, evidenciam-se benefícios com o uso habitual desta bebida.

Também não há um consenso em relação à quantidade de bebida que deve ser ingerida para que se obtenha seus benefícios, no entanto estima-se que em torno de três copos por dia, equivalente a, aproximadamente, 240 a 320 mg de polifenóis já fariam efeito positivos na termogênese.

O chá verde é comercializado de diversas formas no mercado: em folhas, em sachês, embalagens PET, enlatados ou em cápsulas. Essas mercadorias possuem teores diferentes de polifenóis.

Os produtos industrializados são pouco aconselháveis, por conterem conservantes e baixa quantidade de compostos ativos.

A venda das cápsulas tem sido uma das preocupações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que não reconhece a eficácia do chá produzido dessa maneira.

Embora seja uma bebida comprovadamente funcional, é necessário que haja moderação. O excesso da bebida pode sobrecarregar o fígado, causar irritações na mucosa do estômago e trazer insônia e irritabilidade.

Gostou? Compartilhe!

Autor: Cláudia Silvestre - Nutricionista
Nutrição: acrescentando vida aos anos, e não apenas anos à vida.
Pós graduada em Nutrição Clínica Ambulatorial e Hospitalar. Trabalho como Personal Diet, Home Care, nutricionista escola de educação infantil, atuo no planejamento, implantação, coordenação e supervisão de alimentação em restaurantes comerciais.

Entre contato: fone(49)9802-2582 - (51)8253-0481(whats) E-mail:simplesmentenutricao@hotmail.com

Sobre o Autor

Hora do Treino - melhor hora do seu dia. Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Quer seu artigo aqui? Entre em contato com a gente!