Com quantos anos posso começar a academia?

anos para começar na academia

Será que existe um idade ideal para começar na academia? Será que atrapalha o crescimento de um jovem? Pode ser muito perigoso para um idoso fazer musculação? Com quantos anos posso começar a academia?

Essa é uma dúvida de muitos, qual idade ideal para começar a treinar? Ou será que já passou da idade de eu começar a treinar?

camiseta de treino

Quem já visitou uma academia deve ter notado que normalmente a idade do público varia de acordo com o horário, mas que dificilmente existe crianças na musculação, algumas academias até restringe a idade mínima de 14 anos.

Existe um mito onde a musculação atrapalha o crescimento, assim sendo, se a criança começar a malhar muito cedo ficará pequena para sempre.

Musculação atrapalha o crescimento?

Como eu disse acima, isso é um mito, a musculação não atrapalha o crescimento, esse mito surgiu ao ver as crianças da ginastica olímpica, normalmente são crianças com musculatura bem desenvolvidas, porém são crianças pequenas e na fase adulta continuam pequenas.

Fato é que alguns esportes são bem seletivos no tipo físico, logo uma pessoa pequena e forte terá muita mais facilidade em dar mortais do que uma pessoa alta, logo essas crianças quando começam a crescer param com o esporte, afinal os menores se destacam mais.

Não é só porque você joga basquete ou vôlei você será alto, mas se você for alto terá mais probabilidade de destacar no esporte.

Se juntarmos ao fato de crianças passam o dia correndo, agachando, brincando nas gaiolas, onde o exercício físico é alto como em uma academia.

Assim sendo não existe problema nenhum uma criança fazer musculação. Já existe vários exemplos pelo mundo de crianças super bem treinadas na musculação. Mas por que será que é tão difícil de ver crianças na academia?

Qual idade para começar na academia?

Bom, como vimos acima não existe nenhuma restrição para que crianças façam musculação. O grande problema e a resposta de não vermos crianças na musculação é a maturidade para aquele local.

Musculação é uma atividade, como diz muito dos meus alunos, chato. É preciso montar o peso, fazer contagens, tem o descanso, combinar exercícios e normalmente é solitário. Pode se criar vários desafios na musculação, mas dificilmente  será lúdico para uma criança.

Logo para criança a musculação será uma atividade entediante, o risco dela se machucar porque estará brincando com o que não devia será alto, e por essa razão as academias colocam idade mínima.

Para crianças é importante atividade com interação social como os esportes, exercícios de coordenação motora e de atividades cognitivas.

Eu comecei na musculação com 14 anos, mas com 5 anos meu pai já me fazia pegar alguns pesos, realizar abdominais, flexão de braço… Também tenho alunos que começaram comigo com 14 anos de idade e acredito que essa é boa idade para começar, melhorar questões de autoestima, melhora o desenvolvimento corporal, diminui a ansiedade.

Muitos adolescentes hoje já possuem problemas de desvio postural, por passar horas deitado ou sentado em frente de telas, quanto mais cedo isso for trabalhado mais rápido o problema pode ser resolvido, evitam patologias mais graves como hérnia de disco, por exemplo.

Mas se você já deixou passar muitos anos, agora sofre de dores, obesidade e idade já avançou demais será que pode começar uma academia?

quantos anos posso começar a academiaTerceira idade pode fazer musculação?

No primeiro momento a musculação parece um lugar meio assustador, um bando de pessoas fortes, com carga altas, gritando e uivando com umas músicas que não agradaria nem um pouco minha avó.

Porém a musculação é uma das atividades mais seguras que existe, afinal você controla todas as variáveis, carga, repetição, série, movimento realizado, números de músculos trabalhados, descanso. Ou seja, o risco é baixo, principalmente se você tiver um bom personal trainer ou uma consultoria de treino que possa te ajudar nos treinos.

Musculação para terceira idade é fundamental para aumentar massa muscular, se perde muita massa depois dos 60 anos, aumento da massa óssea, preveni e ajuda no tratamento da osteoporose, melhora na postura, diminui risco de doenças cardiovasculares, maior longevidade e independência.

Falo mais sobre os benefícios da musculação na terceira idade nesse artigo, confere lá!

Gostou? Compartilhe! Siga nosso Instagram!

Bons treinos! 

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima