Contar Calorias – que tal um aplicativo que faça isso para você?

Contar Calorias – que tal um aplicativo que faça isso para você?

Quem está na luta contra a balança sabe a importância de se contar calorias que se ingere. E como saber quantas calorias você consumiu? Simples, registrando o que você come todos os dias.

O que são calorias?

Nosso corpo precisa de energia para executar qualquer atividade, energia essa adquirida de cada um dos alimentos que consumimos que por sua vez, podem produzir certa quantidade de energia. Essa capacidade de produzir energia  é demonstrada em calorias.

Porque preciso contar as calorias ingeridas?

Acompanhar a quantidade de calorias ingeridas é importante já que, para emagrecer, precisamos gastar mais energia do que consumimos. Nutricionistas usam essa estratégia para diminuição ou aumento de massa gorda (acredite: não é todo mundo que quer emagrecer) calculando o gasto calórico diário do indivíduo e, a partir desse mapeamento, preparam uma dieta com número de calorias adequado para o objetivo da pessoa.

A grande dificuldade desse ponto em diante é a tarefa de contar calorias – ficar buscando e buscando em tabelas a quantidade de calorias de determinadas porções, alimentos ou produtos, além do acompanhamento constante do que foi ingerido (que deve ser calculado diariamente). Caso o acompanhamento constante não seja realizado, perde-se o controle, a dieta não funciona, a pessoa fica desmotivada até que se reinicia todo o processo.

Esse era um problema.

myfitnesspalAplicativo para contar calorias

Uma ótima ferramenta para o auxílio no controle de calorias ingeridas é o aplicativo MyFitnessPal, um app que registra facilmente sua calorias, basta escrever o nome do alimento ou usar o código de barras do produto na embalagem dos alimentos e todas as informações nutricionais da refeição estarão na tela do seu celular. No raro caso do alimento não ser encontrado (acredite, são mais de 5 milhões de alimentos na base de dados), você pode criar e registra-lo da mesma forma.

 Mas as funcionalidades deste aplicativo contador de calorias vão além:

Metas – Normalmente costumamos fixar datas para alcançar nosso objetivo de perda de peso e com o MyFitnessPal você pode idefinir sua meta de peso e depois acompanhar seu progresso num gráfico. Sua meta não fica apenas na balança (existem as metas nutricionais e de condicionamento físico que serão explicadas mais adiante).

Diário Alimentar – você registra sua alimentação diária colocando exatamente o que comeu. Se na relação de alimentos cadastrados pelo aplicativo não constar o produto em questão, simplesmente o adicione utilizando o código de barras . Com um diário você começa a observar o que está comendo e percebe onde está errando na sua alimentação.

Nutrição – Ao registrar os alimentos no diário, o aplicativo MyFitnessPal mostra não só a quantidade de gordura, proteína e carboidrato daquele alimento, mas também se  o percentual de cada nutriente dele está dentro das suas metas. Por exemplo, ao adicionar uma feijoada, ele dirá que este alimento possui x% de sua necessidade de sódio diária. Ou, ao adicionar espinafre, ele dirá que este alimento é rico em ferro.

contador de calorias

Lembretes – Como é difícil lembrar os horários exatos de comer, não é? E as nutricionistas sempre indicam que precisamos comer regularmente. O aplicativo tem a opção de definir lembretes e avisará o momento certo dos lanches entre as refeições e dos copos de água a tomar.

Parceiros – quem gosta de exercícios provavelmente utiliza algum aplicativo, como o Endomondo ou MapMyFitness, ou mesmo um wearable como Garmin ou Jawbone. Sabia que eles integram facilmente com o MyFitnessPal? Pois é, todas as calorias que você gasta na atividade física são adicionadas em tempo real ao MyFitnessPal, e assim você ganha mais calorias para comer naquele dia! Fantástico, não? J

Você ainda pode ver muitas dicas e informações no blog MyFitnessPal, e no site na opção comunidade você pode participar de fóruns e conversar com outros usuários, adicionar amigos e escolher aplicativos de exercícios que integram com MyFitnessPal.

contar caloriasQuem pode usar?

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode utilizar. Essa ferramenta é perfeita para quem não tem muito controle sobre a alimentação ou para aqueles que buscam emagrecer ou ganhar peso sem que haja uma perda na qualidade dos alimentos ingeridos.

O gráfico que aponta sua evolução deixará visível os indicadores caso algo esteja errado.

Para começar agora!

MyFitnessPal é uma ótima ferramenta que além de aplicativo pode ser acessado via desktop (clique aqui e conheça).

O aplicativo tem as versões para Androide e iOS. Escolha sua versão e baixe o aplicativo agora mesmo.

Já começou a contar calorias? Baixe o aplicativo e deixe seu comentário.

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP