Parkour – Da França para o mundo

Parkour – Da França para o mundo

Você já ouviu falar ou pelo menos deve ter visto, seja em filmes ou vídeos pela internet. Seus movimentos rápidos e precisos, sua fluência sobre os obstáculos, vem ganhando admiração pelo mundo todo. Meu nome é Thiago e fui convidado pelo HdT para apresentar para vocês o Parkour.

Parkour iniciou-se na França por David Belle que devido a seu pai e sua vida, possui um conhecimento sobre educação física militar, artes marciais e ginástica olímpica.

Na França a educação física militar tinha uma disciplina de ultrapassagem de obstáculos, chamada “parcours du combattant” ou percurso do combatente, que vinha dos princípios do Método Natural de Georges Hébert, onde o treinamento consiste em treinar o corpo e a mente tornando-o uma ferramenta capaz de superar obstáculos.

Como o pai de David Belle foi um militar, este acabou sendo influenciando pelo método e resolveu levar essa forma de treinamento para a cidade, onde o indivíduo treina o seu corpo e sua mente para superar os obstáculos de forma rápida e eficiente, estando assim preparado para qualquer tipo de situação, seja de emergência ou não.

LinkYoutube: David Belle o criador falando da criação.

Em minha concepção, Parkour é um treinamento do individuo no geral para ter a capacidade de correr determinadas distâncias, superando determinados obstáculos de forma eficiente onde se preserva o corpo.

É ter o corpo sempre forte, a mente sempre preparada, é olhar o mundo de forma diferente, encarar as dificuldades de frente com calma através de treinamento e muita paciência, parkour é ajudar e respeitar as outras pessoas e o local onde se vive.

A difusão do esporte chamado Parkour

O Parkour se popularizou para o mundo através de vídeos na internet e fóruns, onde pessoas que praticavam discutiam sobre o assunto e/ou marcavam treinos.

No Brasil vem crescendo a cada ano, tendo assim diversos eventos espalhados pelos estados, onde há encontros para treinos e discussões sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Irei falar um pouco de São Paulo, pois é onde eu moro e comecei a treinar, basicamente os treinos são marcados nas redes sociais, com data, local, horário e ponto de encontro, assim as pessoas vêem, comentam e no dia, todos se encontram e partem para o treino.

 Iniciantes são sempre bem vindos e para eles são passadas as formas de começar, o que treinar e um pouco da “ideia” do Parkour, mas isso é quando falamos de treinos em grupos, pois assim como eu, acredito que muitos os fazem sozinhos.

Parkour
Videos na internet foi um dos principais responsáveis pela difusão.

Como começar

Podendo ser praticado em qualquer local, o Parkour é acessível a todos, se você quer iniciar basta procurar pelos grupos espalhados nas redes sociais, vá a algum treino marcado, diga que é iniciante e dessa forma você iram lhe ajudar, mas se preferir você também pode pagar para alguém lhe ensinar, dessa forma você terá uma pessoa sempre ali, te incentivando e ensinando como um Treinador/Personal Trainer, mas lembre-se, como qualquer outra atividade física, exija um profissional qualificado.

Isso pode parecer algo simples de se aprender, porém também é simples de se machucar e lógico um profissional qualificado sabe como prescrever um treino, respeitando a individualidade das pessoas.

Parkour não requer equipamento de segurança, basta roupas leves e um calçado confortável, força de vontade e disposição, lembrando que como é de origem militar tem que estar disposto a se sujar, colocar as mãos no chão, agarrar a algum local com força, correr e suar bastante.

O Treinamento de Parkour foca no treino do corpo e da mente para superar determinados obstáculos, dessa forma deve-se inicialmente treinar as habilidades motoras que são: correr, saltar, agarrar, equilibrar, escalar, quadrupedar, carregar, nadar, basicamente as habilidade naturais do ser humano; capacidade física como resistência, força, flexibilidade, agilidade, destreza, raciocínio rápido e reflexos.

O Treinamento pode ser focalizado, podendo ser realizado num geral ou abordando uma ou mais especialidades. E o treinamento da mente, sempre é pensando do simples para o complexo, respeitando o tempo de cada um e seus medos, sabendo assim os limites de sua coragem, sempre preservando o corpo.

 

LinkYoutube:  Transpor os obstáculos de uma forma rápida e eficiente.

Benefícios do Parkour

Feita regularmente e respeitando o próprio corpo, podemos encontrar diversos benéficos como bem estar físico e mental, aumento da força muscular, resistência, coordenação, flexibilidade, aumento da massa óssea e melhora na concentração. O esporte requer muita disciplina, pois deve-se sempre estar disposto a repetir, a errar, a acertar.

Prático Parkour a 5 anos, vejo esse esporte sendo praticado cada vez mais, no Brasil e no mundo.  Cada treino um desafio, um obstáculo, uma superação, uma evolução.

E você já conhecia o Parkour? O que você acha desse modalidade? Então vamos lá, faça um bom aquecimento e…

Bom Treino

Escrito por: Thiago Siqueira dos Santos (Personal Trainer)
E-mail: thiago_s_santos@hotmail.com
Pratique esse esporte!

Sobre o Autor

Hora do Treino melhor hora do seu dia.
Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos.
Conheça nossa loja: Clique aqui

error: Não copie! Compartilhe! Entre em contato se quiser um artigo nosso.