Equilíbrio – ganhando equilíbrio no corpo e na vida

Equilíbrio – ganhando equilíbrio no corpo e na vida

Manter o equilíbrio é algo tão natural no ser humano que raramente pensamos em treiná-lo. Preocupamo-nos com força, resistência, um pouco de alongamento, mas equilíbrio não faz parte da nossa lista de “cuidados com o corpo”.

E por que deveríamos incluir exercícios de equilíbrio na nossa rotina diária?

– Quedas são a principal preocupação em qualquer idade. Manter força nas articulações é fundamental na manutenção do equilíbrio.

& #8211; Postura: sempre que pensamos em postura, vemos apenas o efeito estético que essa provoca. Entretanto, uma boa postura promove: melhora na autoestima, evita estresse das articulações e compressão de órgãos (ombros muito caídos à frente pressionam o coração! Já pensaram nisso?) e qualidade de vida.

– Melhora a marcha: nossa independência muito se deve à capacidade de caminhar/correr livremente. Quem já ficou acamado por dias entende bem a importância dessa liberdade! Uma marcha adequada e segura garante ao indivíduo a liberdade necessária para ir e vir sem necessidade de auxílio de outros. Pode parecer sem sentido até que você perca essa liberdade.

Estudos sobre equilíbrio

De acordo com Antonia Dalla Pria Bankoff e Rafael Bekedoff:

“Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e meio ambiente.”

O sistema vestibular localizado no labirinto – estrutura do ouvido interno que informa nossa posição corporal.

O sistema visual cuida de informar através da visão onde estamos e o espaço ao nosso redor.

O sistema proprioceptivo nos dá a relação dos nossos corpos com o espaço. Ex. Visualizar um espaço estreito (sistema visual) e perceber se seu corpo passa naquele espaço.

Meio ambiente – exatamente o meio onde vivemos.

Esse conjunto de estruturas, como dito no estudo, promove ou debilita nosso equilíbrio corporal.

Quanto mais fácil, pior!

As estruturas corpóreas devem ser treinadas constantemente ou perdemos a capacidade de usá-las. Portanto, quanto mais fácil você tornar a sua vida ou a vida de uma outra pessoa, mais rapidamente perder-se-á a capacidade de ser independente. Uma pessoa que precisa subir escadas todos os dias está melhor preparada e mais ativa do que uma que não o faz. Aliás, subir escadas trabalha nosso sistema de equilíbrio, além de outros.

Pense nos seus avós que foram impedidos de cuidar de si mesmos, de fazer tarefas da casa, de sair às compras. Eles perderam a independência rapidamente. Deixar as pessoas fazerem suas atividades diárias, até quando for possível, é necessário ou elas perderão suas capacidades físicas.

Exercícios fáceis de realizar e necessários para a manutenção do equilíbrio corporal.equilíbrio exercício

Busque um local onde possa apoiar-se caso necessário. Perder o equilíbrio será normal já que estará testando e treinando os sistemas todos juntos.

1- Ficar em pé, pés unidos e olhos fechados.

2- Caminhar com os pés alinhados, imaginando uma linha no solo.

3- Caminhar na meia ponta.

4- Caminhar com os calcanhares.

5- Caminhar com a borda externa dos pés.

6- Caminhar com a borda interna dos pés.

equilibrio treino

Manutenção fácil e simples de fazer, pode ser realizada em casa e com os familiares de forma lúdica (como se fosse uma brincadeira).

Nossos corpos são máquinas perfeitas e muito pouco é necessário para mantê-los saudáveis. Inclua nas suas rotinas de exercícios alguns movimentos que causem desequilíbrio e treine os sistemas envolvidos.

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Mexa-se e mantenha-se ativo.

Bons treinos.

Sobre o Autor

Fomos arquitetados para o movimento. Não há sentido em ficar sentado o dia todo! Consultora em fitness. Quer uma consultoria para sua academia ou clube? Saiba mais sobre a Marcia