Esportes aquáticos – Para entrar em forma enquanto se diverte

Esportes aquáticos – Para entrar em forma enquanto se diverte

Calor, férias, vontade de ficar em forma… Essa é a combinação perfeita para escolher alguns esportes aquáticos como sua atividade física favorita.

Sim, porque os esportes aquáticos melhoram o condicionamento físico, relaxam e ainda permitem socialização e contato com a natureza.

No post de hoje você vai conhecer cinco modalidades: natação, biribol, surf, hidroginástica e stand up paddle.

Qual dele será o melhor pra você?

As vantagens de se exercitar na água

Você tem várias opções: os esportes aquáticos ou as atividades físicas aquáticas. No primeiro grupo estão os esportes olímpicos (natação, pólo aquático, maratona aquática, nado sincronizado e salto ornamental) e os não olímpicos (stand up paddle, o brasileiríssimo biribol e tantos outros). No segundo grupo, o das atividades, estão a hidroginástica, hidroterapia, yoga e uma série de outros.

Todos eles têm benefícios em comum:

  1. Melhoram o condicionamento físico
  2. Não sobrecarregam as articulações
  3. Queimam muitas calorias
  4. Diminuem a celulite
  5. Reduzem o estresse
  6. Provocam um cansaço mais leve
  7. Desenvolvem equilíbrio, flexibilidade e força

Ainda assim, cada esporte aquático tem suas vantagens específicas.

Vamos a alguns deles!

Natação

É o mais popular dos esportes aquáticos e muitos o consideram o mais completo de todos, já que estimula todos os grupos musculares, melhora a circulação sanguínea, ajuda a eliminar gordura e a modelar o corpo.

A queima de calorias também é uma grande vantagem, já que uma hora de natação pode queimar cerca de 600 calorias.

Existem quatro estilos de natação: crawl (ou livre), costas, peito e borboleta. Nas competições, a combinação desses estilos chama-se nado medley.

Surfe

Surfar é acompanhar o movimento de uma onda, estando em cima de uma prancha em alto mar. O desafio é manter-se o maior tempo possível em pé e realizando manobras radicais, com vários níveis de dificuldade.

Para um bom desempenho, é necessário saber usar os joelhos como amortecedores e impulsionadores, usar os braços e o corpo como pêndulos mantendo-os com a angulação correta de acordo com cada momento da onda para maior equilíbrio e velocidade.

Possui os benefícios das atividades aeróbicas e traz como diferencial o contato com a natureza. Trabalha principalmente braços, pernas e quadris. Queima até 500 calorias por hora.

esporte aquaticoStand up paddle

Para quem deseja deixar os músculos superiores bem tonificados e definidos, o stand up paddle (ou, simplesmente, SUP) é o esporte ideal. O praticante deve equilibrar-se em pé sobre a prancha e remar. Por isso esse esporte exige bastante da musculatura dos ombros e braços.

Também, sem dúvida,requer equilíbrio, o que acaba trabalhando os músculos da região abdominal, sempre contraída. Trabalha também a parte aeróbica.

Não é necessário ser atleta para se iniciar no esporte. Desde o primeiro dia de prática do SUP, o praticante já consegue remar de pé na prancha. A partir desse ponto, deverá apenas evoluir. Uma hora da prática elimina em torno de 300 calorias.

Biribol

É um esporte genuinamente nacional, criado na década de 1960 em Birigui-SP (daí a origem de seu nome). É praticado em uma piscina rasa, com quatro jogadores de cada lado, e regras semelhantes às do vôlei.

A sensação inicial é a de que a água prende e atrapalha o movimento. Mas, com o tempo, o praticante de biribol aprende a usar a água para dar mais impulso ao salto. Veja mais sobre as regras: Clique aqui

Queimam-se, em média, 300 calorias por hora.

Esportes aquáticos _ Hora do TreinoHidroginástica

Hidroginástica não é um esporte aquático propriamente dito, mas traz incontáveis benefícios a pessoas de todas as idades.

Todos os exercícios podem ser adaptados às condições de cada participante, ainda que possuam lesões articulares ou outras condições como obesidade/sobrepeso ou sejam mais idosas. Pra entender melhor como funciona a hidroginástica, dê uma olhada neste post aqui: Natação vs Hidroginástica.

Se seu objetivo for perder peso, poderá dar mais atenção às aulas em flutuação constante (hidro spinning, por exemplo). Pra melhorar o condicionamento físico geral, as aulas com movimentação de artes marciais (tipo hidro kick boxing ) são perfeitas.

Se quiser ganhar tônus muscular, pode apostar no uso dos halteres e caneleiras, diversificando os grupos musculares trabalhados, assim como na musculação.

Dependendo da intensidade, você pode queimar mais de 500 calorias por hora.

Duas observações sobre os esportes aquáticos

  • Cuidado com a alimentação

Quem nunca sentiu fome ao sair da piscina que atire a primeira pedra! Essa fome é normal,porque os exercícios na água queimam muitas calorias. Mas, não é por isso que você vai sair comendo tudo o que aparecer, certo? Fique de olho na alimentação, especialmente se seu objetivo for perder peso.

  • Procure sempre um profissional

Você já percebeu que as vantagens dos esportes aquáticos são muitas. Mas, principalmente se você for um iniciante, é fundamental ter o acompanhamento para evitar lesões ou outros perigos. Por isso, só aceite ser assistido por um profissional habilitado.

Gostou de conhecer melhor os benefícios dos esportes aquáticos? Compartilhe com os amigos!

Bom treino! 

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui
CREF: 0859033-G/SP

error: Não copie! Compartilhe! Entre em contato se quiser um artigo nosso.