Eventos, aulas e lives para personal trainer – Por que e como fazer?

    eventos atividade física - organizar planejar divulgar

    Você que é área da educação física, sabe que fazer eventos é uma boa forma de divulgar seu serviço. Mas como organizar um evento de atividade física? Como divulgar sua aula?

    Qual o motivo do seu evento aula?

    Primeiro se pergunte o porquê? Qual a razão desse evento aula? Para atrair mais alunos? Para fazer uma grana extra? Para aumentar a divulgação de outro serviço?

    Saber a razão é muito importante, pois isso impactará na organização. Se você quer se divulgar e faz um evento aula sem cobrar dos participantes, logo sua expectativa será de muitos alunos envolvidos. Porém por ser gratuito os participantes não terão uma expectativa alta do seu evento, é bom impressionar eles nessa hora.

    Agora se você busca uma grana extra, por exemplo, o número de participantes será menor, e claro que a expectativa sobre sua aula será alta. Então você precisa mais do que impressionar esses participantes.

    Como fazer eventos de atividade física?

    Sabendo a razão, agora fica um pouco mais fácil montar o planejamento. Para começar você precisar considerar se terá custos com essa aula evento. Pegue um papel e uma caneta e vamos ao nosso checklist:

    1 – Local da aula

    Um evento com expectativa maior de público você precisa de mais espaço, precisará de um acesso fácil a água ou saber quanto de água precisará levar.

    Se o evento for externo precisa ter um plano B em caso de chuva, dizer simplesmente que não terá aula pode ser bastante desanimador, principalmente para os pagantes.

    Você precisará alugar um espaço? Ou será um local aberto ao público? Será online? Se sim precisará comprar algum equipamento ou programa para uma melhor apresentação.

    É importante mensurar o tempo total do evento, um evento longo será importante também ter um banheiro acessível.

    Uma dica: se o seu evento aula for presencial é importante pensar em estacionamento, hoje em dia um local fácil e barato para estacionar poderá fazer diferença no sucesso do evento.

    Eventos atividade física divulgação2- Materiais para o evento

    Importante pensar nos materiais necessários para aula: os participantes terão que levar algum material? Se houver muitos participantes todos poderão utilizar todos os materiais?

    Pense que tipo de treino será seu evento e se terá colchonete, elásticos, anilhas, bolas… se alguém ficar de fora por falta de material pode ser bem frustrante também, isso pode limitar o número de participantes. Muita atenção nesse ponto.

    3- Pessoas

    Outro detalhe importante! Há necessidade de profissionais de apoio, outro professor, estagiário, equipe médica, suporte de TI? É importante contabilizar esse custo e treinar toda a equipe antes da data do evento para que no dia não fiquem perdidos sem saber o que fazer, aparentando amadorismo e te dando mais trabalho do que ajudando.

    4- Divulgação

    A divulgação do seu evento fará toda a diferença! Depois de já ter pensando na razão do evento, e como será a aula, fica fácil de definir quem será seu público-alvo. Sabendo quem é seu público-alvo você precisa divulgar no local onde ele está.

    Será um evento mais local, no seu bairro? Maior, na sua cidade? Online, no Brasil inteiro?

    Use as redes sociais como sua aliada e se for fazer campanhas pagas, coloque esse custo no seu planejamento, lembrando sempre de filtrar bem a região para não divulgar para pessoas erradas.

    Aqui na Hora do Treino você pode criar seu evento aula e divulgar para inúmeras pessoas que acessam nosso site e estão interessadas em treino. Crie seu evento aula, agora mesmo!

    Dica Bônus para seu evento ser diferenciado!

    Muitos eventos buscam patrocinadores e muitas marcas adorariam participar de eventos de treino afinal, quem não está interessado em estar relacionado com evento de saúde, boa forma e qualidade de vida?

    Busque patrocinadores que estejam alinhados com o seu evento aula e não pensem apenas em ajuda financeira. O patrocinador pode ajudar com os materiais esportivos, sorteio de prêmios ou entrega de brindes (amostras), uniforme, camiseta para os participantes, água, bebidas energéticas, talvez até mesmo para divulgação… tem muitas possibilidades que podem enriquecer seu evento.

    Talvez no primeiro contato seja mais difícil mas depois de 2 ou 3 eventos realizados você terá mais portfólio para mostrar para as marcas. Quando falar do seu evento não foque também apenas no número de participantes, foque na visibilidade que ele terá (se é um local movimentado ou uma aula online para muitos seguidores).

    Um artigo já escrito aqui que pode te ajudar é sobre como conseguir patrocínio esportivo. Apesar do foco maior desse artigo ser para atletas, o processo é o mesmo.

    Agora é com você! Planeje seu evento, crie sua aula na Hora do Treino e…

    Bom Evento!

    eventos fitness hora do treino