Hidratação no treino

Hidratação no treino

Todos nós devemos nos hidratar, quem treina precisa muito mais. A hidratação no treino é importante para evitar a desidratação e saber quanto hidratar-se durante uma atividade é essencial para o bom rendimento e melhor aproveitamento do treino!

O corpo é composto por 60% de água! Claro que água é fundamental para nossa sobrevivência e para um bom rendimento. Em dias quentes como os de verão ou secos como no inverno, a perda de água e nutrientes é maior. Vamos entender melhor a desidratação.

Desidratação no treino

A desidratação do corpo ocorre quando perdemos água e nutrientes, no treino isso ocorre através do suor.

Durante um esforço físico o corpo produz mais energia, essa energia gera calor que consequentemente aumenta a temperatura corporal. Em níveis normais a temperatura interna do corpo é de 37º C e para mantê-la nessas condições o corpo produz suor, que ao evaporar diminui a temperatura do corpo.

Devido à transpiração o corpo elimina basicamente água e sódio. Se a atividade for realizada por um período longo sem reidratação, o risco de desidratação aumenta, diminuindo sua performance e colocando sua saúde em risco.

Sintomas da desidratação

A desidratação durante o treino pode ser percebida por alguns sinais:

– Fadiga precoce – poucos minutos de exercício e seu corpo já se sente cansado;

– Cãibras – a desidratação é uma dos fatores que causam cãibra;

– Pulsação alta – o organismo desidratado tem o volume de sangue circulante menor. Por isso o coração bate mais para suprir as necessidades de músculos e órgãos.hidratação no treino

Os sinais mais graves de desidratação são:

– Tontura;

– Perda de coordenação;

– Dor de cabeça

A hidratação no treino

Você já deve ter ouvido a recomendação de que devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, quantidade que pode variar de acordo com sua rotina diária, alimentação, treino, ambiente e outros fatores.

Por via das dúvidas beba o recomendado e  em dias quentes, treinos longos e/ou intensos sempre beba mais água do que o habitual.

Para hidratação no treino algumas recomendações:

Se, durante o seu treino, você perde 720g terá de repor 1 litro de água por hora. O que equivale a 250ml a cada 15 minutos. Não beba tudo de uma vez só.

Isotônicos antes, durante e depois do treino são ótimos repositores de água e nutrientes, mas apenas no treino, durante o dia beba apenas água!

Em dias frios a sudorese é menor, por tanto o consumo de água também deve ser menor.

Ingerir muita água também faz mal: pode causar  hiponatremia, que é a diminuição de concentração de sódio devido ao excesso de água. Beba água respeitando sua sede!

Esse assunto me deu até sede! E você como se hidrata? Comente, compartilhe, tome um gole de água e…

Bom Treino

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Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

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