Treino > Joseph Pilates – a visão do idealista que ninguém comenta

Joseph Pilates – a visão do idealista que ninguém comenta

Joseph Pilates

Muito se sabe do Joseph Pilates: sua vida, seu método, seus erros – hoje devidamente corrigidos, etc. O que nunca se comenta é sua visão do método e o que ele esperava alcançar com a “Contrologia” (nome dado por ele).

Nós do fitness cometemos um erro que se propaga ‘ad eternum’ e implica em mais erros – não falamos porque as pessoas devem exercitar-se. Pode parecer piegas, mas fazemos exercícios porque queremos nos sentir mais felizes. Sim, FELIZES. Mas hoje em dia é “brega” falar em felicidade. Devemos comentar os treinos que dão certo, o tênis ideal, o aplicativo mais interessante, as últimas descobertas da ciência provando o óbvio – temos que nos exercitar, etc.

O Joseph Pilates descobriu que estávamos perdendo ‘felicidade’ desde antes da Primeira Grande Guerra Mundial! E resolveu solucionar esse ‘probleminha’.

Existem dois livros escritos por ele: “Your Health” (SUA SAÚDE) e “Return to Life Through Contrology” (O RETORNO A VIDA PELA CONTROLOGIA). Em ambos os livros ele é categórico em se referir ao seu método como invenções que produzirão efeitos na saúde e na felicidade.

Lê-se tantas vezes a palavra FELICIDADE nos seus livros que causa estranheza nenhum outro autor citar esse desejo do criador do método mais simples e moderno de todos os tempos – criar equilíbrio Corpo – Mente. O que se encontra vastamente nos livros são fotos e definições de exercícios sem fim, com materiais que ele não usava (e que são contribuições ao método) e só. E a felicidade? Nos dois livros dele, ela está presente.

Difícil dizer se ele foi feliz. Quem é feliz? A sua busca foi, entretanto, baseada na observação das pessoas da época. Veja bem, estamos falando de 1915, início do século retrasado! E a surpresa é que, Joseph Pilates encontrou o mesmo “problema” (dito assim por ele) devido às pessoas não utilizarem mais seus corpos de maneira adequada e ingerirem alimentos industrializados. Já ouviu o citado pelo Joseph Pilates ultimamente? Estamos ainda com os mesmos “problemas” de dois séculos atrás! O Joseph sabia o que dizia e criou seu método na esperança de ajudar a humanidade.

Livro Your Health por Joseph Pilates

No seu livro “Your Health” ele cita uma lista de erros que pais cometem com as crianças e prega que devemos concentrar esforços nos pequenos. A citar alguns interessantes:

– Alimentar crianças com substitutos artificiais ao leite materno. (papinhas e outros alimentos infantis)

– Forçar crianças a dormir quando não estão com sono.

– Forçar crianças a ficar em pé antes do desenvolvimento necessário para tal.

– Forçar crianças a sentar em cadeiras enquanto elas não estão prontas para tal. O ideal é sentá-las no chão e deixá-las livres para mover-se.

– Forçar crianças a ficar quietas enquanto sua natureza é movimentar-se.

– Proibir crianças mais velhas subir em árvores e pular obstáculos quando sua natureza é para tal.

– Ensiná-los a mentir quando eles querem dizer a verdade.

E ele vai em frente citando até que ensinamos as crianças a apreciar apenas o sucesso e dinheiro sem incentivá-los aos prazeres do movimento e contato com a natureza. Pesado esse… Mas verdade.

Observem que a colocação dele era Holística – a palavra talvez não fosse utilizada na época, mas era exatamente a preocupação desse alemão que via na sua sociedade mazelas que levariam à depressão e à doença as gerações futuras.

Bingo! O que temos hoje em larga escala são populações modernas com doenças que atividade física resolveria. E nada de complexo foi proposto – respirar, manter o fluxo, a precisão e a flexibilidade. Fácil. Muito fácil.

“Enquanto homens de negócio hoje concluem que ‘todos são arquitetos da própria felicidade’, eles também aprendem que felicidade depende primariamente de uma saúde normal e não apenas de alcançar certa posição social e monetária.

“Eles têm aprendido na prática (adoecendo).” Essas palavras demonstram que Joseph entendia que o equilíbrio MENTE – CORPO deve acontecer ou a doença virá implacável sobre os corpos das pessoas. Manter um corpo forte para suportar os desafios e estresse da vida moderna e corporativa é primordial.

Ele cita os antigos pensadores gregos que reconheciam a necessidade do equilíbrio Corpo e Mente – obter excelente saúde física, suprema felicidade mental e conquistas gloriosas no campo material. Esse equilíbrio era buscado e ensinado pelos gregos.

Conclusão: além de ser um idealista, Joseph Pilates criou um método tão bem projetado que podemos utilizá-lo hoje e com a certeza de que alcançaremos o objetivo sonhado por ele – felicidade através do movimento.