Motivos e dicas para treinar no frio

Motivos e dicas para treinar no frio

O frio chegou! E garanto que a sua vontade de comer também. Isso acontece porque com o frio nosso organismo aumenta o gasto energético e se esforça muito mais para aquecer nosso corpo.

Seja esperto então e controle sua dieta nesse período, sua perda de gordura é muito mais favorecida do quem outras épocas do ano.

Motivos para treinar no frio

  • Queima mais calorias: É normal aumentar a vontade de comer gordura, as chamadas comidas “gostosas” (rs), pois o corpo precisa de mais calorias para se aquecer. Logo os exercícios podem contribuir para manter o equilíbrio entre peso e alimentação.
  • Combate o mau humor e depressão: Quando praticamos atividade física, o corpo estimula a liberação de hormônios (endorfina e serotonina), o que causa uma sensação de prazer e contribui para combater a depressão nos dias de frio.
  • Melhora o sono: Um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia, comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhum exercício.

Dúvidas na hora de treinar:

O que usar?

Galera isso é muito subjetivo, há quem sinta mais frio e aqueles que correm de regata e bermuda às 6h da manhã em um frio de lascar. Hoje a gente encontra inúmeros acessórios: legging, bermudas térmicas, luvas, manguitos, meias de compressão, casacos corta vento, etc.

Minha sugestão é pensar no tipo de treino que você vai fazer. Vou correr na rua, no parque ou vou treinar na academia? Lembre-se de que o seu corpo vai aquecer e dependendo do que você estiver usando vai incomodar e atrapalhar o treino, tente usar o essencial!

motivos para treinar no frioAlongo ou não?

Aqueça! Faça o que chamamos de “preparação do movimento”, separe no mínimo uns 10 minutos e faça movimentos relacionados ao seu treino; o seu corpo precisa entender que será usado, com isso o risco de lesão é bem menor.

O mais importante é não parar, ainda mais se você tem metas e espera resultado com os treinos. É comprovado que fisiologicamente o corpo precisa de aproximadamente 3 meses de regularidade para entender que está fazendo algo; depois deste período, é comum que o corpo sinta falta, virando o exercício uma fonte de prazer.

luciano_perfil2Autor: 
Luciano Vital
Preparador físico e fisiologista do exercício
Veja mais sobre o Luciano no site: ativital.com.br

Sobre o Autor

Hora do Treino - melhor hora do seu dia. Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Quer seu artigo aqui? Entre em contato com a gente!