Treino > 7 Princípios básicos do treinamento

7 Princípios básicos do treinamento

princípios básicos do treinamento

Quando um professor prepara seu treino ele leva em consideração alguns princípios básicos do treinamento, essa é uma das razões porque fazer qualquer coisa ou copiar o treino pode não funcionar para você. 

Aqui estão as bases teóricas que regem o mundo do esporte, regras que nós (preparadores físicos) nos apoiamos para montar os treinos com um único objetivo: ver a evolução de cada um de vocês na pratica da atividade física.

personal trainer online aplicativo

7 princípios básicos do treinamento

1. INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA

“Se você nasceu pra lagartixa pode treinar, treinar e treinar. No máximo vira um calango jamais um jacaré”. Na graduação ouvi muito isso da professora de Fisiologia.

Dois fatores definem a individualidade biológica: o genótipo, o que herdamos dos nosso pais, e o fenótipo, aquilo que é adquirido.

Nos treinos sempre percebo as pessoas querendo se comparar com um colega que assimila os treinos mais rapidamente ou evolui de maneira diferenciada. É perda de tempo, respeite suas características (altura, tamanho dos ossos, músculos, …) Cada um se desenvolve no seu próprio ritmo, mas no fim todos melhoram e conseguem chegar lá.

Por meio do estímulo ideal todos evoluem!

“Cada um é cada um” Aprendi isso na graduação mas confesso que toda vez que vou tomar café com um grande amigo, em nossas resenhas ele sempre fala isso.

Pode parecer clichê mas resume com perfeição este princípio!

 2. SOBRECARGA

O corpo precisa de uma variação de carga para evoluir. Esse princípio é aplicado de duas maneiras: volume e intensidade. Exemplo: na corrida seria grandes distâncias com menos vigor. Ou podemos fazer mais rápido e intenso com uma distância menor.

3. ADAPTAÇÃO

Seu organismo precisa de descanso para se recuperar dos estímulos e da sobrecarga que recebeu nos treinos. Descanso e uma boa alimentação são fundamentais para o sucesso e evolução do seu condicionamento físico. Respeite isso!

 4. PROGRESSÃO

A progressão é o resultado dessa adaptação. Aqui como sempre digo: respeite seu limite! Com o estimulo certo e a adaptação, quando você perceber , seu corpo, já estará conseguindo correr ou fazer aquele movimento com excelência.princípios básicos do treinamento

5. ESPECIFICIDADE

Você só vai conseguir correr se correr, nadar bem se nadar. Precisa praticar os movimentos do esporte que escolheu para evoluir, entende? Treinar de outras formas pode até ajudar mas nunca será um bom corredor, nadador, lutador enfim.

6. REVERSIBILIDADE

Este princípio é cruel, parou, perdeu – Felizmente é possível recuperar , nosso corpo tem uma memória curta. Dai a importância de sempre manter uma regularidade nos treinos sem interrupções; e no caso de não poder fazer o treino todo, o pouco que você faz evita essa perda de condicionamento.

7. VARIABILIDADE

Sabe qual o melhor treino? Aquele que você varia. Valorize os trotes, corra rápido, alterne caminhadas rápidas com trote, pedale, nade, faça funcional, Pilates, dance, lute, movimente-se.

Seu corpo tem uma infinidade de possibilidades. Aproveite e MOVIMENTE-SE!

luciano_perfil2Autor: 
Luciano Vital
Preparador físico e fisiologista do exercício
Veja mais sobre o Luciano no site: ativital.com.br

SE INSCREVA NOSSA NEWSLETTER