Psicologia Esportiva – a mente melhorando o rendimento

Psicologia Esportiva – a mente melhorando o rendimento

Durante a Copa do Mundo de 2014 a psicologia esportiva teve a sua maior visibilidade devido às várias crises de choro, dos jogadores da Seleção Brasileira, mostradas pelas mídias.

Muitas piadas surgiram com o chamado de emergência feito pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a psicóloga Regina Brandão, mas não se pôde conhecer com amplitude o trabalho do Psicólogo Esportivo, pois infelizmente o foco acabou ficando especificamente nesses jogadores, nessa equipe e nessa competição.

Psicologia Esportiva é essencial, principalmente para praticantes de esportes de alto rendimento, portanto estou aqui para apresentar algumas informações sobre essa prática e sua importância.

O que foi esquecido de ser ressaltado é que a participação de um psicólogo esportivo na preparação de um atleta é essencial, afinal a falta de preparo psicológico pode abalar o desempenho do atleta na competição, apesar dos melhores preparos físicos e técnicos.

Como a psicologia esportiva pode ajudar?

A Psicologia do Esporte atua em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico dos atletas.

Em esporte de alto rendimento, o trabalho do psicólogo busca a otimização da performance, analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo.

psicologia esportivaPara realizar esse trabalho o psicólogo esportivo deve ter conhecimento de todas as questões que envolvem este meio, tanto das informações especificas do esporte em que estes atletas estão inseridos, ou seja, regras, competições, habilidades exigidas, formas de treinamento, entre outras, quanto o universo individual de cada atleta.

Nessa forma de intervenção podemos ver o psicólogo trabalhando em conjunto com a comissão técnica, como ocorreu durante a Copa do Mundo, assim ele contribuirá tanto com atletas quanto com o técnico através de suas observações, análises, aconselhamento e orientação psicológica.

No caso das modalidades individuais, o psicólogo esportivo tem o foco da intervenção no próprio atleta e seu desempenho. A atuação do psicólogo costuma ser voltada para a concentração, o controle da ansiedade e a relação com situações ambientais que são variáveis.

A Psicologia do Esporte tem interesse, também, em pessoas ou grupos que praticam ou treinam algum esporte competitivo, com o intuito de superar a si mesmo ou chegar ao final da competição, ou, por exemplo, um grupo de corrida que deseja melhorar suas relações interpessoais como grupo.

Como já lemos em alguns artigos aqui, a prática do esporte traz benefício para todos, e acrescento que pode ser uma importante ferramenta para crianças e jovens no quesito educação e socialização.

O desenvolvimento infantil com esporte inclui aprendizagem e aperfeiçoamento de habilidades motoras, o que é um dos pontos de interesse dos psicólogos esportivos que lidam com o esporte dentro do ambiente escolar, pois a iniciação esportiva traz desafios, aos jovens atletas, relacionado diretamente ao desenvolvimento de habilidades físicas específicas que permitirão a prática especializada de modalidades esportivas ou simplesmente a adesão ao hábito do exercício físico.

Outro ponto importante que pode interferir, para a adesão ou abandono da prática esportiva, é a postura de liderança representada pela figura do técnico/professor, como foi falado anteriormente no artigo Profissional de Educação Física.

Essa postura de liderança afeta não só os “atletas” iniciantes como também os profissionais, podendo alterar seu desempenho sem uma boa relação com seu treinador/técnico.

Fazer acompanhamento com um psicólogo não é exclusividade para atletas, todos também sofremos pressões e temos conflitos. O seu treino ou esporte, se feito corretamente, vai te ajudar a deixar o seu corpo saudável e menos estressado, mas para manter a sua saúde mental busque um psicólogo.

Bom treino !

Karina_perfilAutora: 
Karina Santiago
Estudante de Psicologia 
Apaixonada por todas as 
formas de nos relacionarmos. "Onde há pessoas há psicologia"
banner post

Sobre o Autor

Hora do Treino melhor hora do seu dia. Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Conheça nossa loja: Clique aqui

Artigos Relacionados