Qual o jeito certo de correr?

Qual o jeito certo de correr?

Nascidos para correr (Born to run), é o nome do livro que explica a teoria de que o ser humano só chegou até aqui na evolução pois sabia correr! Mas existe um jeito certo para correr? 

“Nascidos para correr” é uma ótima leitura para você que está curioso para saber da onde surgiu a ideia de se correr descalço ou com os tênis minimalistas da atualidade.

Mas qual o jeito certo de correr?

Assim como os carros de fórmula 1 nos oferecem toda a tecnologia para adaptar aos nossos carros convencionais, os grandes corredores (Quenianos e Etíopes) e as suas técnicas de corrida, nos mostram qual é a melhor forma de correr.

Partimos do princípio de que a técnica desses maratonistas é o padrão mais eficiente e seguro para a corrida. Uma porque eles correm muito rápido (21km/h em média) e outra porque possuem baixo índice de lesão causadas pelo “stress” da corrida.

Os principais aspectos da postura ideal durante a corrida são: boa mobilidade articular, estabilização do centro de gravidade do corpo, frequência de passadas acelerada (ciclo de 180 a 192 passos por minuto) e um contato rápido do pé no solo, de preferencia com o médio-pé (meio do pé).

Os estudos mostram que seguindo essas características você terá uma “vida” muito mais longa na corrida, protegendo seu joelho e quadril de desgaste excessivo.

Para melhorar todas essas características é necessário um bom trabalho de condicionamento físico geral, para o ganho de valências físicas básicas (como força e flexibilidade) e a orientação de um profissional especializado  que irá trabalhar técnicas de corrida e o condicionamento físico específico.

Essas técnicas, desenvolverão sua mobilidade, agilidade, coordenação motora, velocidade e a força específica para a corrida. Com apenas 15 minutos desse trabalho (pode ser usado como aquecimento) antes dos treinos de corrida, você se sentirá mais leve e forte, podendo ter aquela sensação tão gostosa da prática dessa modalidade, que cada vez mais, vem se popularizando entre as pessoas de todo o planeta.

Pode ser que você não venha correr rápido como um Queniano, mas com um bom treino e técnica aprimorada a tendência de melhorar seu rendimento e correr da forma mais segura aumentam.

Boa corrida!

Sobre o Autor

Sócio Diretor da Equilíbrio Treinamento Personalizado. Personal trainer e professor por vocação. Filosofo e sonhador por inspiração! Saiba mais sobre o Roy