Treinamento Funcional e o MMA

Treinamento Funcional e o MMA

O treinamento funcional parece ser o treino querido de praticantes de MMA, mas em que será que esse tipo de treinamento ajuda os praticantes de luta?

Recentemente tive a oportunidade de conhecer um grupo de educadores físicos que se especializaram em Treinamento Funcional para MMA, a equipe Move com sede em Salvador, nessa equipe treinou o nosso grande lutador do UFC Júnior dos Santos “Cigano”.

Vamos entender melhor essas duas modalidades

Mixed Martials Arts (Artes Marciais Mistas)

Artes marciais com propósito de show. Um mix de lutas, a citar: Jiu Jitsu, Boxe e Muay Tai que juntos promovem apresentações de todas as grandezas, desde o UFC (Ultimate Fighting Championship) com prêmios altos em dinheiro e cinturões a serem conquistados até torneios regionais e municipais espalhados pelo Brasil e mundo.

 Treinamento Funcional

Muito se tem escrito e contestado sobre o que é esse treinamento. Um grupo de profissionais esclarece que Treinamento Funcional (TF) é:

1.     Treino do movimento e não apenas dos músculos com o objetivo de tornar o corpo mais inteligente.

2.      Movimento com propósito que seja multiarticular (várias articulações)  e multiplanar.

3.  Trazer os treinamentos exclusivos de atletas para pessoas comuns, copiando seus gestos diários e melhorando suas performances.

Pode parecer exagero fazer Treinamento Funcional se você trabalha sentado o dia inteiro.  Você pensaria: copiar que gesto? Entretanto musculatura postural é exigida nesse “sentar” e com o tempo haverá, com certeza, má postura, dor nas costas e dor em articulações de todo o corpo.

A febre do Treinamento Funcional surgiu com a demanda por treinos menos rotineiros. A musculação, para alguns indivíduos, é entediante e repetitiva. O Treinamento  pode ser feito ao ar livre, quebrando a rotina de quem já passa o dia inteiro enclausurado em escritórios.

Utilizam-se materiais diversos como pneus, bolas, cordas, TRX, elásticos entre outros. Com essa flexibilidade e diferencial, o treinamento funcional atrai clientes que fogem de academias convencionais.

 

E a junção do Treinamento Funcional com MMA?

As artes marciais possuem movimentos específicos que devem ser executados com precisão ou corre-se o risco de perder uma luta ou até o cinturão. A especificidade do esporte exige um treinamento anterior à luta muito equilibrado e direcionado. O treinamento funcional encaixa-se perfeitamente na necessidade de treinamento com resultados que o MMA necessita.

Os profissionais estudam a fundo os movimentos das artes marciais que são utilizados nas lutas e aplicam na rotina de exercícios que o atleta fará antes da luta. Simulando os movimentos alcança-se a perfeição pela repetição. Treinamentos equivocados levam o atleta a derrota, fato já comprovado por muitos treinadores.

Com os lutadores, surgiram pessoas que se identificam com os treinamentos de MMA, mas não pretendem ir ao Octógono. Apenas gostam do tipo de treinamento e sentem-se motivados em simular golpes e socos das artes marciais.

E você tem vontade? Já fez esse treinamento? Comente.

banner post

Sobre o Autor

Fomos arquitetados para o movimento. Não há sentido em ficar sentado o dia todo! Consultora em fitness. Quer uma consultoria para sua academia ou clube? Saiba mais sobre a Marcia

Artigos Relacionados