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O que é e por que você precisa treinar pliometria?

treino de pliometria

Para um atleta, ter melhor rendimento, velocidade e explosão é fundamental. Mas teria uma forma eficiente para treinar esses fatores tão importante? Sim! PLIOMETRIA.

Plio… o quê? Pliometria é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem um alongamento da musculatura seguido de uma rápida contração (fase concêntrica).

O músculo possui uma certa elasticidade e como todo elástico quando esticado, retorna rápido para sua posição inicial. Se for seguido de uma contração rápida o movimento se torna mais explosivo, ganhando velocidade, força e consequentemente potência muscular.

Faça um teste simples: agache, fique nessa posição alguns segundos e dê um salto. Agora, dê um pequeno salto, retorne fazendo um leve agachamento e salte logo em seguida. Você irá perceber que o segundo pulo foi bem mais alto e exigiu menos força.

Fazendo o Treino de Pliometria

Existem várias formas de realizar esse treino, tanto para membros superiores como inferiores, mas algumas regras são as mesmas.

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Primeiro alguns pontos para sua segurança:

  • Pliometria deve ser treinada para alunos avançados, pois exige força e coordenação muscular;
  • Aprenda aterrissar antes de fazer saltos grandes e pratique sempre em terrenos firmes;
  • Periodize seu treino, esse tipo de treinamento apesar de ser muito eficiente não pode ser realizado por longo período. A intensidade é muito alta proporcionando maiores chances de lesão;

Para membros inferiores os exercícios podem ser feitos em progressão, com ou sem materiais, unilateral ou por ambas as pernas. Apesar de parecer fácil e divertido, são treinos que requerem muita atenção.

Abaixo eu faço um vídeo com treino de saltos, que são bons exemplos de treino pliométrico também

Para membros superiores, pode-se usar medicine ball, flexões e barras livres. Lembre-se que a força dos braços é baixa quando comparamos com a das pernas, portanto, os exercícios terão que ter um evolução bem mais gradual.

Sempre peça para um professor periodizar e montar seu treino pliométrico.

Benefícios do treino pliométrico

Uma das maiores vantagens desse tipo de treino é o ganho de potência muscular, capacidade de realizar um movimento no menor tempo possível. Para isso é preciso força e coordenação motora.

O treino de pliometria por gerar grandes quantidades de impactos é ótimo para gerar massa óssea, perfeito para prevenir lesões e osteoporose. Assim sendo esse tipo de treino pode ser usado para terceira idade, porém aqui vale uma observação, para cada tipo de pessoa se deve adaptar o exercício de acordo com nível que ela se encontra.

Mesmo que seu esporte não seja de potência, como um maratonista, fazer treinos pliométricos ajudará a ganhar mais fase elástica, sendo menos cansativo para o músculo realizar vários passos seguidos.

E você já realizou alguma vez esse tipo de treinamento? Aposto que sim! Compartilhe, curta nossa FanPage e…

Bom Treino

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