Pular para o conteúdo
Treino > O que é e por que você precisa treinar pliometria?

O que é e por que você precisa treinar pliometria?

treino de pliometria

Para um atleta, ter melhor rendimento, velocidade e explosão é fundamental. Mas teria uma forma eficiente para treinar esses fatores tão importante? Sim! PLIOMETRIA.

Plio… o quê? Pliometria é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem um alongamento da musculatura seguido de uma rápida contração (fase concêntrica).

O músculo possui uma certa elasticidade e como todo elástico quando esticado, retorna rápido para sua posição inicial. Se for seguido de uma contração rápida o movimento se torna mais explosivo, ganhando velocidade, força e consequentemente potência muscular.

Faça um teste simples: agache, fique nessa posição alguns segundos e dê um salto. Agora, dê um pequeno salto, retorne fazendo um leve agachamento e salte logo em seguida. Você irá perceber que o segundo pulo foi bem mais alto e exigiu menos força.

Fazendo o Treino de Pliometria

Existem várias formas de realizar esse treino, tanto para membros superiores como inferiores, mas algumas regras são as mesmas.

Primeiro alguns pontos para sua segurança:

  • Pliometria deve ser treinada para alunos avançados, pois exige força e coordenação muscular;
  • Aprenda aterrissar antes de fazer saltos grandes e pratique sempre em terrenos firmes;
  • Periodize seu treino, esse tipo de treinamento apesar de ser muito eficiente não pode ser realizado por longo período. A intensidade é muito alta proporcionando maiores chances de lesão;
  • Faça um ótimo aquecimento antes do exercício.

Para membros inferiores os exercícios podem ser feitos em progressão, com ou sem materiais, unilateral ou por ambas as pernas. Apesar de parecer fácil e divertido, são treinos que requerem muita atenção.

Para membros superiores, pode-se usar medicine ball, flexões e barras livres. Lembre-se que a força dos braços é baixa quando comparamos com a das pernas, portanto, os exercícios terão que ter um evolução bem mais gradual.

Sempre peça para um professor periodizar e montar seu treino pliométrico.

Benefícios do treino pliométrico

Uma das maiores vantagens desse tipo de treino é o ganho de potência muscular, capacidade de realizar um movimento no menor tempo possível. Para isso é preciso força e coordenação motora.

O treino de pliometria por gerar grandes quantidades de impactos é ótimo para gerar massa óssea, perfeito para prevenir lesões e osteoporose. Assim sendo esse tipo de treino pode ser usado para terceira idade, porém aqui vale uma observação, para cada tipo de pessoa se deve adaptar o exercício de acordo com nível que ela se encontra.

Mesmo que seu esporte não seja de potência, como um maratonista, fazer treinos pliométricos ajudará a ganhar mais fase elástica, sendo menos cansativo para o músculo realizar vários passos seguidos.

E você já realizou alguma vez esse tipo de treinamento? Aposto que sim! Compartilhe, curta nossa FanPage e…

Bom Treino

Renato Santiago
Últimos posts por Renato Santiago (exibir todos)