Trekking – 11 dicas para fazer uma boa trilha

Trekking – 11 dicas para fazer uma boa trilha

Como transformar uma simples caminhada em um esporte! Trekking, veja algumas dicas sobre esse esporte que mistura aventura e lazer.

O que é Trekking?

A palavra TREKKING é de origem sul-africana e significa seguir um trilho ou um percurso, a pé. Pode ser feito por puro prazer de caminhar ou competitivamente. A ideia é fazer o trekking na natureza, aproveitando o ar puro e a paisagem relaxante.

Apesar de parecer fácil (simplesmente sair andando) observam-se algumas medidas para tornar o passeio realmente prazeroso e evitar acidentes e desconfortos desnecessários.

É uma atividade física, portanto implicará em gasto calórico e uso adequado da musculatura corporal. Altamente recomendado para pessoas de todos os níveis de condicionamento e idade, salvo o grau de dificuldade das trilhas.

Algumas dicas para garantir uma caminhada tranquila:

1 -Se for sua primeira vez na trilha, peça informações de grau de dificuldade, duração e rota. Se não sentir-se seguro, contrate um guia.

2- Bússola, mapa e telefone ou meio de contato são objetos interessantes de levar na sua caminhada.

3- Mochila nas costas com apenas o necessário: água, barrinhas, frutas, kit de primeiro socorros e lanterna são os básicos. Lembre-se que a mochila fica mais “pesada” na medida que caminhamos!

4- Calçado adequado faz toda a diferença. De preferência que não tenha solado liso, não seja novo e que não sejam sandálias (erro comum que pode custar um tombo!).

trekking dicas montanha5- Acessórios de moda não são aconselháveis nas caminhadas. Brincos, pulseiras e etc podem atrapalhar sua performance. Cabelos devem ser presos e mangas cumpridas devem ser usadas.

6- Fazer trilhas acompanhado é aconselhável. Caso vá sozinho, avise parentes e/ou amigos do seu destino.

7- Respeite seu corpo. Cansaço pode causar acidentes. Saiba a hora de desistir e não escute seu Ego.

8- Mantenha-se unido ao grupo e respeite o ritmo dos companheiros. O prazer do trekking não é chegar e sim, apreciar a paisagem.

9- Alongar, principalmente após terminar a caminhada, é a garantia de ter poucas dores musculares no dia seguinte.

10- Permita- se perceber o silêncio. Evite brincadeiras e conversas desnecessárias. Trilhas reservam sentimentos únicos.

11- Deixe o ambiente como você o encontrou. Traga de volta tudo que você levou. É triste ver latinhas e garrafas jogadas nas trilhas. Nosso lixo não faz parte do meio ambiente. Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo.

Cada dia mais comum, o Trekking é uma atividade que permite descansar não só a mente da rotina enlouquecedora da cidade, mas também, reencontrar nosso ser essencial, aquele que ama a natureza e se deixou iludir pelo consumismo moderno e desenfreado. Cada vez que voltamos de uma trilha, estamos envoltos de energia positiva e renovadora. Prontos para enfrentar mais um dia na grande cidade.

Para seu passeio vá com uma empresa de confiança, HdT indica Pisa Trekking, conheça e confira.

Boa caminhada.

Sobre o Autor

Fomos arquitetados para o movimento. Não há sentido em ficar sentado o dia todo! Consultora em fitness. Quer uma consultoria para sua academia ou clube? Saiba mais sobre a Marcia

error: Não copie! Compartilhe! Entre em contato se quiser um artigo nosso.