esportes > Aventura e esporte nas férias – conheça o Jalapão

Aventura e esporte nas férias – conheça o Jalapão

turismo jalapão fervedouro

Pensando nas férias? O que acha de visitar a beleza natural, praticar trekking, rafiting, canoagem, cachoeiras… Conheça mais sobre o turismo no Jalapão!

O Parque Estadual do Jalapão, mais conhecido apenas como Jalapão, é uma unidade de conservação com o intuito de proteger e preservar toda sua exuberante natureza, que chega a abranger até mais de 30 mil quilômetros quadrados, sendo maior até mesmo que os estados de Sergipe e Alagoas. Situado no coração do Brasil, no estado do Tocantins.

O Jalapão é um verdadeiro oásis natural e se trata de um dos principais polos de ecoturismo do país, pois abriga uma quantidade surpreendente de atrativos e cenários que ainda se encontram intocados pelo homem, como cachoeiras, dunas, praias fluviais, poços cristalinos, cavernas, fervedouros, cânions e até mesmo vilarejos que servem de moradia para vários descendentes de escravos que vivem por lá.Turismo Jalapão - Cânion

Uma das razões que a natureza do Jalapão ainda se mantém praticamente selvagem e intocada, inclusive, é graças à sua localização – por ser uma região isolada e de acesso um pouco difícil, seus encantos naturais se encontram muito bem preservados e formam uma paisagem realmente de tirar o fôlego.

Saiba tudo sobre o turismo no Jalapão

Para chegar até lá, a maneira mais fácil e prática é contratando os serviços de uma agência turística, pois será necessário um veículo 4×4 para acessar o Parque, desbravar a área e, é claro, se locomover de um atrativo ao outro, mas para quem não conhece a região, é muito fácil de se perder; já com a ajuda das empresas de turismo, você não só garante guias que sabem o caminho e irão lhe mostrar o melhor do Jalapão, como também irá garantir o meio de transporte correto, hospedagem, alimentação, passeios etc.

A maioria das agências opera viagens para o Jalapão saindo a partir de Palmas, capital de Tocantins. Para quem vem de locais mais distantes, é necessário pegar um voo chegando pelo Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, que está a 190 quilômetros do pequeno município de Ponte Alta do Tocantins, que serve como principal porta de entrada do Parque Estadual.

De lá, você terá que fazer um percurso em estrada de terra com pouca sinalização e que pode ser um tanto perigoso para turistas sem nenhum tipo de conhecimento do território – por isso, contratar os serviços de empresas turísticas, como a Desviantes, que é especialista em turismo de aventura, pode ser tão crucial!

Outro ponto positivo dos serviços das empresas de turismo é que os pacotes para o Jalapão podem incluir os melhores passeios e atividades para explorar a região de uma maneira muito divertida e emocionante.

Por exemplo, para os fãs de trekking, há diversos tipos de trilhas para fazer – uma das mais clássicas é da Serra do Espírito Santo, um trajeto de oito quilômetros composto por incríveis rochas arenosas de até 300 metros de altura –, além das trilhas até as cachoeiras (como a famosa e belíssima Cachoeira do Formiga) e até os fervedouros (como do Ceiça, Bela Vista e do Buritizinho).

Outras atividades que valem a pena fazer no Jalapão incluem o rafting e canoagem, ambos realizados nas corredeiras do Rio Novo; o rapel e o canionismo, que pode ser feito no espetacular Cânion Sussuapara; e a subida até o topo das dunas alaranjadas, que chegam a 40 metros de altura e descortinam uma paisagem encantadora, principalmente para observar o pôr-do-sol.

Além disso, se você é amante de esportes e gosta de pedalar, também há a opção de fazer uma expedição no Jalapão de bike! Você pode explorar a região pedalando até 70 quilômetros por dia e fazer os mesmos passeios dos pacotes “normais” feitos em carros 4×4, desta forma, estará em contato muito mais próximo da natureza ao redor.

Você poderá conhecer as mesmas atrações também, como a Cachoeira do Formiga, os fervedouros do Ceiça e a Serra do Espírito Santo, além de ainda poder visitar a comunidade Mumbuca, onde moram os descendentes de quilombolas que produzem o famoso artesanato com capim dourado – tudo isso em cima de uma bike, com muito ar fresco e aventura

Como você pôde ver o turismo no Jalapão é recheado de aventuras e esportes. Agora é só você escolher!

Boa Viagem!