Como o vôlei brasileiro ganhou tantas medalhas?

Como o vôlei brasileiro ganhou tantas medalhas?

Até os anos 80, o vôlei brasileiro estava longe de ser um time campeão, longe de ter um reconhecimento, longe da popularidade. Mas algo aconteceu que tornou o vôlei brasileiro em uma equipe de alto nível, um esporte popular no Brasil, com atletas que nos orgulham de ver jogar. Com um futuro promissor desses, só podemos esperar o Ouro.

Como explicar essa supremacia em menos de 20 anos? A resposta é simples, uma confederação e equipe comprometidas com seu trabalho. Como diz o técnico Bernardinho: “Habilidade + Treino= Sucesso”, treino, muito treino.

Um pouco da história do vôlei brasileiro. Nos anos 70-80, Carlos Arthur Nuzman assumia a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), ex-jogador de vôlei, acreditou no poder do voleibol e começou sua profissionalização, investiu no poder do marketing e na base de uma equipe. O técnico da equipe masculina, Bebeto de Freitas, montou uma equipe muito competitiva e com um vôlei bonito de se ver.

Resultado, o esporte começou a aparecer na mídia, começou a ganhar as primeiras medalhas. Até que nas olimpíadas de Los Angeles (1984) conquistou a medalha de prata, o auge daquela geração, porém o início de uma saga.

“Vôlei como na vida”

Alguns números que impressionam. O vôlei brasileiro de quadra (masculino e feminino) foram 69 medalhas de 1997 a 2010, sendo 46 de ouro. Como uma equipe consegue ficar tanto tempo assim no pódio? Ainda mais uma equipe com pouco histórico no passado comparado com as grandes seleções.

Como o próprio Bernardinho fala em seu livro (Transformando suor em ouro, ed.: Sextante), isso é resultado de muito treino, após cada título ao invés dos atletas terem uma folga, eles treinavam mais com carga horária maior. “Fama não ganha jogo e o sucesso do passado não garante coisa alguma no futuro, a não ser a responsabilidade de tentar ser melhor do que já se é” (Bernardinho).

 Trazendo para nossas vidas, quem nunca relaxou após chegar ao peso planejado, quando o médico dá um “ok” para os exames, quando alcança um desempenho desejado. Mas essa é hora de manter ou aumentar seu treino, senão todo trabalho passado se perderá e o retorno pode ficar distante.

vôlei brasileiroTreinamento do vôlei brasileiro

A partida de vôlei é determinada por pontos, que pode durar até 5 sets, dessa forma podemos ter partidas longas, assim treinos de resistência são essenciais. Caso uma partida for para um Tie-break (set final), a resistência dos atletas fará muita diferença no resultado, tanto fisicamente (força e técnica), quanto mentalmente (concentração e emoção).

Cheios de saltos e cortadas fortes, treinos de força e explosão são essenciais. O esporte ficou mais dinâmico e rápido se comparado à 30 anos atrás, deixando-o mais emocionante, mas exigindo mais dos atletas que acabam sofrendo com lesões no tornozelo e ombro, os mais frequentes.

Exercícios de musculação são comuns para aprimorar todos os aspectos físicos acima e claro para prevenção de lesões, atualmente se vê um maior número de jogadores com maior massa muscular comparado aos de antigamente.

O treino técnico é mais complexo, cá entre nós, não é nada fácil lançar, passar, defender e atacar uma bola em um jogo tão rápido como no vôlei. Por isso a técnica não foge nunca dos treinos e a repetição frequente faz o movimento chegar o mais próximo possível da perfeição em diferentes situações.

Nuzman acertou em cheio, o esporte se tornou popular no Brasil e vêm ficando cada vez mais forte. Uma das conquistas foi o Aryzão, o maior centro de treinamento de vôlei (Quadra e Praia) e o mais completo do país com uma infra-estrutura de 1º mundo que mostra que o esporte está sendo levado a sério e quer se desenvolver mais.

 Match Point

 Fecho esse jogo com uma mais uma frase tirada do livro do técnico Bernardinho:

“Nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um feito, mas um hábito.”  Aristóteles

 Que as amarelinhas continuem brilhando dourado. Ponto!

 Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP