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Treinando na academia do condomínio – Como treinar com eficiência?

treinar na academia do condominio

Treinar na academia do condomínio tem suas vantagens, porém ao entrar se sente perdido, só sabe ligar aquela esteira que muitas vezes é antiga, se sente desmotivado e só volta no próximo ano quando lembra que o verão está chegando. Esse artigo é para te ajudar a quebrar essa barreira e treinar pra valer!

É cada vez mais comum que condomínios e hotéis tenham academia, além de ser cômodo para o morador, valoriza o imóvel. Porém nada adianta se a academia do condomínio for mal projetada e/ou morador não souber treinar.

Em um artigo anterior dei algumas dicas de como montar uma academia (Montagem de academia de condomínio), para que não se gaste dinheiro com uma super televisão que acaba ficando em uma academia deserta, porque não tem funcionalidade.

Ter uma academia em “casa” é muito cômodo já que diversas desculpas são eliminadas como chuva, frio, problema com estacionamento, vestiário lotado e, até o horário se resolve facilmente.

Porém uma grande barreira entra na sua frente: motivação para treinar.

Se você não é do tipo que adora treinar, ir para um academia que não é muito “funcional”, com aparelhos antigos, enferrujados que quase sempre precisam de manutenção e  com ambiente bagunçado, não terá motivação para treinar, imagine trabalhar em lugar assim, pois é? Treino, então, nem pensar….

A segunda maior barreira é: o que fazer e como fazer? Afinal como se usa aquela máquina monstruosa que dizem que faz tudo? Como usar aquele monte de peso solto no seu treino.

Se sentir perdido é desmotivante, você acaba fazendo o tradicional, esteira ou bike, e imitando o que aprendeu indo algumas vezes na academia ou o que viu alguém fazendo em algum lugar.

Dicas para o treino na academia do condomíniotreinar na academia do condominio

Darei alguns dicas e cuidados que devem ser tomados em seu treino para que você treine com eficiência e segurança.

– Máquinas: sempre há algumas máquinas, muitas vezes são multifuncionais, ou seja várias funções em um só aparelho.

Nem sempre elas são boas, as antigas são as piores e quase sempre há um painel mostrando alguns desenhos de como treinar nela. Você pode aproveitar os nomes dos exercícios e ver no youtube para entender melhor como realizar o movimento.

– Exercícios livres: é comum ter mais opções de exercícios livres nessas academias, devido ao espaço limitado. A boa noticia é que existem inúmeros exercícios que você pode fazer usando pesos livre – mas cuidado, por serem livres, requerem mais atenção no movimento e na postura.

Alguns exercício livres que você pode fazer:academia de condomínio

  1. barra fixa
  2. flexão de braço
  3. agachamentos
  4. abdominais
  5. exercícios bodyweight

– Ordem do treino: cada treino terá uma ordem, um objetivo, uma função, por isso é importante seguir a ordem que seu professor determina. Músculos grandes vêm primeiro que músculos menores, primeiro treina-se o peitoral para depois treinar o tríceps, primeiro quádriceps depois glúteo.

treino na academia do condominioAlguns artigos que falam mais sobre cada treino:

  1. Treino de Costas
  2. Treino de Peitoral
  3. Treino de Bíceps
  4. Treino de Tríceps
  5. Treino de Ombro
  6. Treino de Perna

 – Intensidade: esse é um grande problema. Por treinarem sozinhas muitas pessoas treinam em intensidade confortável. É essencial fazer isso no início e em alguns momentos do treinamento, porém, para se ter resultados você precisa treinar com cargas mais altas e/ou exercícios mais difíceis, saindo daquela zona de conforto e aumentando seus limites.

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Espero que essas dicas tenham ajudado e te motivado a começar a treinar, acho que não há mais desculpas agora.

Deixe seu comentário, desça para academia e…

Bom Treino