Academia do Condomínio – Como treinar sozinho com eficiência na academia do prédio?

treinar na academia do condominio

Treinar na academia do condomínio tem suas vantagens, porém é comum se sentir perdido, só saber ligar aquela esteira que muitas vezes é antiga, se sentir desmotivado e só voltar no próximo ano quando lembra que o verão está chegando. Esse artigo é para te ajudar a quebrar essa barreira e treinar pra valer!

É cada vez mais comum que condomínios e hotéis tenham academia, pois além de ser cômodo, valoriza o local. Mas nada adianta se a academia do condomínio for mal projetada e/ou o morador não souber treinar.

camiseta de treino

Em um artigo anterior dei algumas dicas de como montar uma academia (Montagem de academia de condomínio, indique para o síndico do seu prédio) para que não se gaste dinheiro com uma super televisão que acaba ficando em uma academia deserta, por não ter funcionalidade.

Ter uma academia em “casa” é muito cômodo já que diversas desculpas são eliminadas, como chuva, frio, problema com estacionamento, vestiário lotado e até o horário se resolve facilmente.

Porém duas grandes barreiras entram na sua frente: motivação para treinar e como treinar na academia do condomínio? 

treino academia condomínio

Se você não é do tipo que adora treinar, ir para um academia que não é muito “funcional”, com aparelhos antigos, enferrujados que quase sempre precisam de manutenção e com ambiente bagunçado, não te dará motivação. Imagine trabalhar em um lugar assim? Pois é, treino, então, nem pensar…

A segunda maior barreira é: o que fazer e como fazer? Afinal, como se usa aquela máquina monstruosa que dizem que faz tudo? Como usar aquele monte de peso solto no seu treino?

Se sentir perdido é desmotivante. Você acaba fazendo o tradicional, esteira ou bike, e imitando o que aprendeu indo algumas vezes na academia ou o que viu alguém fazendo em algum lugar.

Então para te motivar e você treinar com qualidade segue as dicas abaixo. 

Dicas para o treino na academia do prédio

Segurança para treinar sozinha:

Treinar sozinho requer alguns cuidados simples, desde manuseio dos aparelhos até a realização dos exercícios. Separei um vídeo com algumas dicas de segurança para quem vai treinar sozinho. 

Muita atenção ao espaço! Algumas academias são apertadas e/ou os pesos livres não tem um bom lugar para ficar guardados, correndo o risco de pisar, chutar, bater e até cair algo em você. 

Treino na academia do prédio: 

É importante você ter um treino personalizado para você. Além de você ter mais resultado, você ficará mais empolgado para treinar. Muitas pessoas contratam um personal trainer para acompanhá-las nessa rotina, mas caso você não possa contratar um, você pode ter uma consultoria de treino. 

academia de condomínio

Em uma consultoria de treino o personal trainer irá passar seu treino indicando os melhores exercícios para seu objetivo, usando o material disponível na sua academia, fazendo os ajustes e dando dicas para os exercícios. 

Rotina: 

Crie uma rotina: talvez ir na academia do condomínio na hora do jornal, ou todo dia após o trabalho, pelas manhãs antes do café… Isso te ajudará muito a criar o hábito de ir treinar. 

Falo mais sobre criar uma rotina de treino neste artigo. 

Exercícios:

Muita atenção na hora de realizar o exercício! Comece com a carga baixa, repita o movimento de forma devagar para garantir que está realizando corretamente. Essa é a hora de usar o espelho da academia. 

Se na sua academia não tiver um espelho, grave com o celular. Na nossa plataforma você pode mandar sua gravação para o personal corrigir se precisar. Já começou sua consultoria de treino? 

Ordem do treino: 

Cada treino terá uma ordem, um objetivo, uma função e por isso é importante seguir a ordem que seu professor determina. Músculos grandes vêm primeiro que músculos menores: primeiro treina-se o peitoral para depois treinar o tríceps, primeiro quadríceps depois glúteo. 

Cuidado ao tentar ficar montando seu treino sozinho. Você pode estar dando muita intensidade para alguns músculos, criando desvios posturais e aumentando risco de lesão. 

Intensidade: 

Esse é um grande problema. Por treinarem sozinhas, muitas pessoas treinam em intensidade confortável, ou seja, carga levíssima. É essencial fazer isso no início e em alguns momentos do treinamento porém, para se ter resultados você precisa treinar com cargas mais altas e/ou exercícios mais difíceis, saindo daquela zona de conforto e aumentando seus limites.

Então, se você quer ver resultados, seu treino precisa de intensidade! 

Novos Estímulos

Mudar o treino com frequência é importante para ter resultados, o corpo se adapta ao treino, por isso é comum você ficar dolorido com o treino novo e com o tempo sentir que está ficando mais fácil e menos dolorido. Para ter sempre treinos novos é bom ter uma consultoria de treino, assim seu personal trainer poderá periodizar um treino para o seu objetivo.

Buscando camisetas de treino criativas? Camisetas para você treinar no estilo? Confira nossa loja! 

Exemplos de exercícios para academia de condomínio

Cada condomínio vai ter suas especificidades então é muito difícil querer generalizar. Porém, com toda certeza, em todas terão pesos livres (halteres, barra e anilhas), colchonete e um banco, e só com isso já é possível criar inúmeros exercícios para vários grupos musculares. 

Segue alguns exemplos de exercícios, aproveite e se inscreva em nosso canal no youtube:

Abdômen – Uma variação do iniciante ao avançado com diferentes abdominais. 

Perna – O bom e velho agachamento, é muito eficiente e completo, segue as dicas para você agachar corretamente. 

Ombro – Esse exercício é super indicado para qualquer nível, ajuste a carga para seu nível. 

Peito – Que tal algumas flexões de braço?

CostasBarra fixa é ótima para quem que não muito aparelho na academia. 

Bíceps – Um exercício simples e fácil que todo mundo pode fazer, capriche na carga. 

Espero que essas dicas tenham te ajudado e te motivado a começar a treinar. Acho que não há mais desculpas agora, hein?

Gostou dessas dicas?

Agora é com você, desça para academia e…

Bom Treino 

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima