esportes > Rugby – Um esporte para todos

Rugby – Um esporte para todos

rugby dicas

Reza a lenda que em 1823, um jovem, durante o jogo de futebol escolar pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol adversário, dois séculos mais tarde aquela jogada se tornaria em um dos esportes mais populares do mundo. Tal acontecimento ocorreu em uma cidade chamada RUGBY, na Inglaterra.

Vamos falar de um esporte que era novo para muitos, Rugby. Para alguns é considerado futebol americano sem proteção.  Não quero fazer comparações, mas o futebol americano é pura estratégia, o rugby por sua vez é um esporte com mais dinamismo que requer muita força de vontade e trabalho em equipe, onde os atletas devem pensar rápido para completar a jogada, além é claro sua bola parece um ovo de ema…

Rugby na prática

Explicarei algumas regras básicas; o mais comum é o rugby de 15 jogadores para cada lado com 2 tempos de 40 minutos. A modalidade que será disputada nas olimpíadas ocorre com 7 atletas para cada time (Rugby Seven), 14 minutos de jogo divididos em 2 tempos de 7 minutos.

Existem várias maneiras de fazer ponto no rugby, pode ser um Try (a principal forma de pontuar onde o time coloca a bola depois da linha in-goal, famoso touchdown no futebol americano) que vale 5 pontos.regras do rugby

personal trainer online aplicativo

Após ter convertido o Try a equipe tem o direito de chutar entre os postes e acima do travessão (aquele “H” gigante no fundo do campo) ganhando mais 2 pontos, chamado de Conversão, se o time adversário comete uma infração, a equipe pode chutar a bola entre os postes, o que vale mais 3 pontos.

A ultima forma de pontuar é  se durante o jogo o time acertar um chute na bola que passe entre os postes. Fácil não?  Também achei.

Porém, o time que está sem a posse da bola pode fazer um “tackle” (segurar o jogador com a posse de bola levando ele ao chão),  após sofrer um “tackle” o jogador caído no chão tem que soltar a bola imediatamente.

Para ficar mais divertido no rugby os passes são sempre para trás ou na mesma linha da bola, se a bola for chutada o jogador pode pegar desde que esteja atrás da linha da bola no momento do chute.

Expliquei só algumas regrinhas para mostrar quanto é emocionante uma partida de rugby. Se você se interessou convido a se aprofundar nas regras no site da CBRu.

O atleta de rugby e seu treinamento

Ficou claro que rugby é um esporte rápido com alto nível de contato físico. Nesse momento você deve estar pensando: “Será que eu posso ser um jogador de rugby ou praticar por diversão?” A reposta é: Claro!

O rugby é um esporte que exige diferentes requisitos de aptidões físicas: tem que ser rápido, explosivo, ter força, resistência, habilidade com as mãos e com os pés.

Não conheço ninguém que tenha todas essas habilidades em potencial juntas, por isso não é um esporte seleto, e sim para todos, e eles gostam de deixar isso bem claro. Se você for gordinho, baixinho, alto ou magrelo todos terão suas posições no esporte, qualquer biótipo é bem-vindo!

rugby no brasilNo treinamento, como já dito acima, existirá maior ênfase em exercícios de força, explosões, equilíbrio, resistência muscular e cardiovascular. Quanto às habilidades de manuseio com a bola é um pouco difícil, mas nada que um pouco de prática não resolva. Sua técnica se aperfeiçoará e você irá fazer passes e jogadas incríveis.

Como sabemos, o rugby é um esporte com alto nível de contato físico, por isso é necessário treinos constantes de “tackle” para não sair machucado nas quedas e trombadas.  Existem técnicas e regras para o “tackle” para ser o mais seguro possível.

Rugby no Brasil X Mundo

Você pode até não conhecer e nem saber jogar, mas acredite se quiser: o rugby é o segundo esporte mais pratico do mundo. São aproximadamente 160 seleções sendo a maioria de influência de países com raízes inglesas. Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia são exemplos de países em que o rugby é idolatrado por todos.

Nesses países os estádios lotam e “chovem” patrocinadores em cada campeonato. Comparado com o Brasil nossos atletas em maioria são trabalhadores e estudantes que amam o esporte e sempre encontram um tempo livre para treinar.

 Talvez você pense que o esporte no Brasil esteja mais para recreação de fim-de-semana, mas não. Apesar de enfrentar dificuldades, o número de clubes vem crescendo por todo o Brasil, e de patrocinadores também.  Mais lugares para treinar, para aprender, ver e conhecer a emoção desse esporte. Espero que continue assim, afinal não é a toa que ele é o 2ª esporte mais praticado do mundo!

Fim de jogo

 Se você leu até aqui é porque realmente se interessou pelo esporte. Se estiver querendo treinar, perfeito! Está cada vez mais fácil achar um lugar para treinar e você pode procurar um clube mais perto de você ou em parques.

Apito final para este post, mas não para uma galera de uma ação social que tem feito toda a diferença em comunidades carentes o Instituto Rugby Para Todos. Atuando em Paraisópolis uma das maiores favelas da grande São Paulo, utiliza o rugby para ensinar  valores ético e  de cidadania para as crianças, além dos aspectos físicos. Um braço a mais sempre é bem vindo.

Já treinou? Já jogou? Deixe um comentário e…

 Bom Treino

personal trainer online aplicativo