Treino > Biotipo genético – Qual a diferença e as dificuldades de cada um?

Biotipo genético – Qual a diferença e as dificuldades de cada um?

biotipo genética muscular

Somos diferentes uns dos outros, porém somos semelhantes. Algumas dessas diferença é o seu biótipo genético, saber qual é a sua fará diferença de como treinar e se alimentar. 

Frases do tipo: “Posso comer o que quiser que eu não engordo” ou o contrário “Treino, faço dieta como uma coisa à mais e engordo”, você já deve ter ouvido ou falado isso. Isso é o biotipo da pessoa, a tendência que cada um possui.

Existem três tipos de biotipos, o ectomorfo, endomorfo e o mesomorfo. Cada ser possui seu biotipo, quando você entende qual é o seu, saberá do que é capaz e onde pode chegar. Vamos entender mais sobre eles.

Biótipo genético – Ectomorfo

São pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

Tem como predominância fibras musculares do tipo I (lembra dos tipos de músculo? Esse é um artigo que eu explico isso melhor: Tipos de Músculo), que são músculos de  resistência um exemplo clássico para visualizar bem esse biotipo são os maratonistas.

Apesar de não terem problemas para emagrecer, têm muitas dificuldades para ganha massa magra. É preciso treino com intensidades altas e dietas hipercalóricas.

Biótipo genético – Endomorfobiótipo genético

O endomorfo é o contrário do ectomorfo. O biotipo endomorfo são pessoas maiores, com ombros e quadril largo (normalmente quadril maior), ou seja estrutura óssea maior. Seu metabolismo é menor então possui maior capacidade de estocar gordura.

Esse biotipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência. Por isso tem mais facilidade em ganhar massa magra, mas maior dificuldade em queimar gordura. Um esporte comum de ver atletas endomorfos é no levantamento de peso olímpico.

Biótipo genético – Mesomorfo

O mesomorfo é o meio termo entre os dois. Nos homens os ombros são mais largos que o quadril e as mulheres tem o quadril mais largo que os ombros. Não há dificuldade em perder ou ganhar massa magra, o mesmo equivale para gordura.

Possuem os dois tipos de fibras, podendo se destacar o que mais for desenvolvido. Assim é comum ver atletas desse porte em esportes como basquete ou futebol, onde resistência e potência são necessárias em algum momento.

Descobri o meu biótipo, e agora?

Apesar dos fatores genéticos serem importante, você é livre para decidir o que quer ser. Como disse são “predominâncias”, mas você é capaz de superar as dificuldades e melhorar as outras.

Claro que se você é um endomorfo não conseguirá ser fino como um maratonista. Mas nada te impede de fazer uma maratona! Se você é mesomorfo talvez nunca tenha a força explosiva de um levantador olímpico, mas nada te impede de levantar altíssimas cargas. E veja, eu disse talvez…

Usain Bolt é um ectomorfo clássico, alto e magro, e recordista em uma prova de 100m, onde força e potência é 100% da prova. Esse é só um exemplo, talvez ele seja excepcional, talvez você também, só saberemos se você tentar.

Não culpe a genética, agora que você já sabe seu ponto forte, trabalhe os fracos.

Bom Treino