Como atividade física melhora a produtividade?

atividade física melhora a produtividade

Todos gostamos de ser produtivos, seja no trabalho, em casa, no dia-a-dia. Pode fazer as atividades e está com o corpo e a cabeça preparados para diferentes situações é muito importante. Mas como a atividade física melhora a produtividade?

No entanto, quando o excesso de trabalho ou estresse, seja profissional ou pessoal acaba afetando nossa saúde física e mental, devemos encontrar meios para solucionar essas demandas, afim de que esses problemas possam evoluir para problemas mais graves como você verá a seguir.

camiseta de treino

Muito se fala na atividade física para aumentar a produtividade e mais importante ainda prevenção de problemas de saúde tanto físico e mentais. Muitas empresas já perceberam isso e estão investindo muito para que seus funcionários possam ser sempre ativos e vou mostrar mais afundo como atividade física melhora a produtividade e prevenir problemas mais graves.

Como atividade física melhora a produtividade?

Reduz o estresse

Uma rotina de trabalho pode ser extremamente estressante, sobretudo quando a atividade realizada é excessivamente manual. Ligações constantes do chefe, atendimento contínuo ao cliente, pilhas de relatórios diários para analisar e resolver são apenas alguns processos que podem ocorrer no dia a dia.

Logo, se sua cabeça fica em situação de “perigo” (vou ser demitido, preciso entregar isso logo, não vou conseguir resolver isso…), passamos a aumentar a quantidade de cortisol em nosso sangue, cujo hormônio é responsável pelo estresse.

Estresse alto pode gerar síndrome do pânico, depressão entre outras doenças psicológicas. Estresse alto pode diminuir a qualidade do sono que vai aumentar ainda mais o nível de cortisol, logo cairá sua produtividade onde vai gerar ainda mais estresse e o ciclo se repete até chegar no tema abaixo: o burnout.

A prática de atividade física, como bem sabemos, libera hormônios essenciais ao bem estar, como é o caso da serotonina e dopamina, além de reduzir o nível de cortisol. Esses hormônios são extremamente eficientes, uma vez que promovem uma sensação de bem estar e conforto ao indivíduo, treinar também irá melhorar a qualidade do sono e autoestima, consequentemente diminuindo o nível estresse e prevenindo doenças psicológicas citadas acima.

Lembrando que, a prática de atividade física não precisa ser todos os dias. Basta apenas algumas vezes na semana.

Dessa forma, quando a empresa investe em atividade física para os colaboradores, é possível perceber uma mudança positiva no comportamento e na condução das atividades dos funcionários, uma empresa que tem um time ativo é uma empresa muito mais preparada e produtiva.

atividade física e produtividadeReduz o fenômeno burnout

O efeito burnout é um fenômeno bastante visto no meio empresarial. De forma geral, ele se caracteriza quando o funcionário encontra-se em um estado de desgaste profissional muito grande, a ponto desse problema as áreas físicas e psicológicas!

Nesse momento, o indivíduo encontra-se desmotivado, deprimido, ansioso, fadigado e com leves sensações de crise de pânico no trabalho, sentindo a necessidade de não estar ali no momento. Esse efeito, por mais sério que possa ser, com certeza precisa ser avaliado por um médico.

Contudo, para preveni-lo, a prática de exercícios físicos podem ajudá-lo de forma eficiente, já que os hormônios liberados durante a prática podem contribuir com uma saúde mental mais equilibrada. E isso não apenas vai ajudá-lo a ter uma boa performance no campo profissional, mas como também no pessoal.

Prevenção de dores e lesões

Imagine passar horas na frente do computador, provavelmente você terá dores ou lesões nas costas, quadril, pescoço e até nos ombros. E se você faz algum trabalho manual que exigirá movimentos repetitivos, como dentistas, motoristas, quiropraxistas… logo também terá lesões ou dores por movimentos repetitivos, os famosos LER.

Atividade física nesse caso tornará o corpo mais resistente, forte e preparado para atividades evitandos desconfortos, cansaço precoce, e até as lesões. Imagine se você for dentista com fortes dores no ombro, provavelmente não conseguirá trabalhar direito, tendo que diminuir o número de atendimentos ou pior podendo cometer algum erro durante o atendimento.

Exercícios físicos são mais do manter uma boa forma, ser fisicamente ativo é sinal que você será mais produtivo, seja no trabalho ou na sua rotina diária, será uma pessoa mais saudável e equilibrada, fisicamente e mentalmente.

Gostou? Compartilhe! Siga nosso Instagram! 

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Back To Top