Quem são os concorrentes dos personais trainer?

concorrência do personal trainer

Já parou para pensar quem é o concorrente do personal trainer? Muitos dirão que são outros personais trainer, mas essa não é uma grande verdade. Vamos descobrir quem é a real concorrência do personal trainer e contra quem você precisa realmente “lutar”.

A demanda por personal trainer e a concorrência

No Brasil atualmente existe 214 milhões de pessoas, essas pessoas vivem em diferentes regiões do Brasil, são aproximadamente mais de 100mil pessoas que se definem como personal trainer no Brasil.

camiseta de treino

Você deve estar pensando que seu concorrente são os outros personais, mas isso não é real. Se dividirmos os 214 milhões para cada personal daria mais de 2mil pessoas para cada um, e sabemos que um personal trainer de sucesso tem aproximadamente 20-30 alunos média, isso já deixará sua agenda bem lotada.

Mas talvez você esteja pensando nem todas as pessoas tem dinheiro ou interesse em contratar um personal trainer, é verdade. Além do fato do Brasil ser um país enorme com culturas diferentes, em São Paulo (onde eu atuo) e no Rio de Janeiro, por exemplo, é muito maior o interesse pela atividade física usando o serviço de um personal trainer.

Logo em algumas regiões do Brasil será mais difícil encontrar alunos de personal, porém isso está relacionado com o mercado, com a demanda por esse serviço e não pelo número de personais na região.

Vejo muitos personais trainer reclamando da área porque alguns personais cobram valores muito baixo, o que desvaloriza a área e dificulta ele conquistar mais alunos. Veja bem, o valor do seu serviço não é definido pelo outro e sim por você e seu cliente, se você não consegue alunos pelo valor que deseja talvez esteja na região errada e/ou seu serviço não vale tanto ainda.

Essa questão do preço baixo veio a tona com as academias de baixo custo (low-cost). Academias quebraram por não conseguir manter os alunos com o preço baixo. Podemos dizer então que os nossos concorrentes são as academias?

As academias e a concorrência

No Brasil temos mais 35mil academias, somos o segundo país com maior número de academias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Talvez você esteja pensando que está perdendo alunos de personal trainer porque existem muitas academias no Brasil, inclusive academias com preços baixos e de boa qualidade (as low-cost).

Eu vejo de forma diferente, as academias podem ser grandes aliadas dos nossos serviços, elas divulgam mais atividade física, criam espaços que possamos atuar e as low-cost por ter uma alta demanda de alunos o que torna impossível um treinamento mais personalizado, aumenta a procura por nossos serviços.

O crescimento do serviço de personal está alinhado com o aumento de personais trainer, logo a academia também não é seu concorrente é um grande aliado do seu serviço, saiba trabalhar com eles e poderá conquistar muitos alunos.

concorrência personal trainer A real concorrência do personal trainer

De acordo com o IBGE, em 2019, 30% dos brasileiros praticam o nível recomendado de atividade física, logo 70% dos Brasileiros são sedentários. Ou seja, tem 150milhões de pessoas, aproximadamente, que não praticam atividade física. Essas pessoas que tem que ser seu cliente!

A real concorrência é o sedentarismo. O cara que é ativo, já vai procurar alguma forma de treinar e cedo ou tarde vai esbarrar em você para um treino mais eficiente.

Já o sedentário, irá comparar você não com o treino de outro personal, mas com o netflix ou bar, o que você acha que é mais interessante para ele? Não vai se importar se você tem o método seca barriga em 36hrs com dois exercícios…, ele prefere fazer massagem e modeladora para aliviar as dores e tensões, esses são os seus reais concorrentes.

Uma boa forma de você se diferenciar é adquirir as camisetas para personal trainer da Hora do Treino, camiseta que destacam sua profissão e você pode treinar com estilo divulgando sua profissão! Entre agora mesmo e confira!

Existe alunos para todos os personais, você só precisa se encontrar e encontrar seu aluno em potencial, e mostrar para ele que seus concorrentes podem até ser legais em alguns momentos, mas quem realmente irá fazer diferença na vida dele, É VOCÊ!

Sucesso! E Bom Treino!

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Back To Top