O que é e como treinar Calistenia?

O que é e como treinar Calistenia?

Você já ouviu falar em calistenia? Provavelmente não, pois esse nome pode parecer um pouco estranho aos ouvidos, não é mesmo? No entanto, é muito mais simples do que você imagina, e quando descobrir do que se trata, vai perceber que você já praticou sem saber o que era!

A calistenia é um tipo de exercício físico já bastante antigo, mas que ainda permanece em alta e tem feito com que os seus praticantes alcancem resultados significativos. Mas afinal, do que se trata? A calistenia é a prática de alguns exercícios utilizando a força corporal. Viu só como você já conhecia, sem saber?

A origem da palavra calistenia vem do grego, onde kallos significa “belo” e sthenos significa “força”. Dessa forma, todos os treinos de calistenia utilizam apenas a força do próprio corpo, e em alguns casos, alguns objetos simples, como apoios e barras.

Pensando assim, até parece que a calistenia é um exercício leve e fácil de fazer, não é mesmo? Pois se você está pensando assim, saiba que está muito enganado!

A calistenia requer uma força muito grande de seus praticantes, envolvendo e trabalhando todas as partes do corpo. Dessa forma, a técnica é muito utilizada desde os anos 80 como uma forma de tonificar os músculos do corpo e emagrecer.

Benefícios da Calistenia

Agora você deve estar se perguntando: quais são os benefícios de se realizar a calistenia? Em primeiro lugar, a calistenia serve para tonificar o corpo e emagrecer, sendo muito eficaz para essas finalidades. Além disso, o método também auxilia na desenvoltura, resultando em uma musculatura muito mais forte, ágil e resistente.

A calistenia serve como um treinamento funcional, que é totalmente diferente dos exercícios praticados em uma academia, por exemplo. A vantagem disso é que, como ela trabalha todas as partes do corpo, ela tem uma grande serventia para as atividades do dia a dia.

Outra grande vantagem da calistenia é que ela não se limita a exercícios isolados, como acontece na maioria dos treinos de academia, colocando todo o corpo em sintonia.

Os exercícios calistênicos podem ser praticados em qualquer lugar, especialmente ao ar livre. Portanto, é uma ótima opção para quem gosta de se exercitar junto à natureza, aproveitando o ar livre.

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino, uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Dicas de Nutrição, Desafios, Receitas, Controle de Medidas, Chat com personal trainer, treinos personalizados por dia! Acesse! E tenha seu treino online!

treino de calisteniaQuem pode treinar a calistenia

Já que se trata de um exercício que é feito apenas com a força do corpo, qualquer pessoa pode fazer esse treino? A resposta é sim, porém, é preciso respeitar os limites de cada um.

Por exemplo, se se tratar de uma pessoa sedentária, que não tem o hábito de praticar atividades físicas, é importante começar aos poucos, com exercícios leves, e ir aumentando a intensidade gradativamente.

Os quatro exercícios calistênicos mais básicos, que qualquer pessoa pode fazer, são:

Agachamento – Em pé com as pernas na linha do quadril, coluna reta, abdômen contraído, descer levando o quadril para trás, mantendo os joelhos na linha da ponta do pé. Veja mais sobre o agachamento nesse post e suas variações.

Barra fixa – Com as palmas da mão virada para você, braços na linha do ombro, puxar até a barra chegar na linha do ombro. Veja mais sobre como fazer e treinar para fazer barra fixa.

Prancha – Um ótimo exercício que dará base para muitos outros, de barriga para baixo, apoiar os cotovelos no chão mantendo alinhados com o ombro. Subir o quadril, mantendo o abdômen bem contraído e segurar por um tempo determinado. Veja mais sobre o exercício Prancha.

Flexão de braço – Deitado com barriga para baixo, mãos na linha do peitoral, cotovelos voltados para fora, empurrar o chão mantendo abdômen firme até extensão máxima do cotovelo, flexiona-lo novamente até encostar o peitoral no chão. Veja mais sobre a Flexão de braço nesse post.

Assim que esses quatro exercícios se tornarem fáceis, isto é, quando você se sentir à vontade para realizá-los e perceber que não está precisando fazer tanta força, aí sim você poderá avançar um pouco mais e começar a praticar outras versões mais complexas, agregando outros exercícios como a prancha, a parada de mão (conhecida como bananeira), a bandeira humana ou a flexão asteca.

Nos siga no Youtube

Agora que você já sabe o que é e quais são os exercícios, saiba que a calistenia é um método que está em alta no momento, sendo muito utilizada nos treinos de Crossfit, por exemplo.

Para se aprofundar mais recomendo a leitura do livor Calistenia: Guia para exercício corporal completo.

Gostou? Compartilhe e…

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP