Treino > O que são wearables?

O que são wearables?

o que são wearables

Wearables são tecnologia eletrônica ou dispositivos incorporados em itens, que podem ser usados de forma confortável no corpo (wearable = que se pode vestir). Estes dispositivos wearables são usados para rastreio de informação em base de tempo real.

Eles têm sensores de movimento que consideram o tempo da atividade rotineira e sincronizam com dispositivos móveis ou computadores laptop. Após a invenção dos smartphones, os eletrônicos wearables são a próxima grande inovação no mundo da tecnologia.

Mesmo antes que a tecnologia wearable adentrasse o mercado do consumidor, estes dispositivos wearables eram usados no campo da tecnologia militar. Na realidade estes dispositivos eram uma parte integral do setor médico e de cuidado com a saúde nas forças militares.

Dispositivos como Wearable Motherboards ou Smart Shirts usados para monitorar a saúde e bem-estar dos pacientes e enviar informação de volta para a estação hub em tempo real.

Tipos wearables na saúde e no esporte

– Smartwatches

O dispositivo wearable é especialmente desenvolvido para quem pratica esporte, que ama correr, ciclismo, natação, entre mais. Estes dispositivos surgem com GPS e grava informação sobre o ritmo do usuário, taxa cardíaca, etc.

– Fitness Tracker

Ajuda a manter rastreio do número de passos que o usuário dá a cada dia e continuamente monitora a taxa cardíaca. Usando esta informação, o dispositivo é capaz de calcular e relatar informações precisas sobre queima calórica e exercício feito pelo usuário.

– Roupa Inteligente

Os dispositivos eletrônicos inteligentes são incorporados nas roupas wearables. As famosas camisetas ou top usados pelos atletas possui vários sensores capaz de armazenar batimento cardíaco, temperatura, velocidade de deslocamento, altitude, percurso, dentre outros.

– Implantáveis

Estes eletrônicos wearables são cirurgicamente implantados sob a pele. Estes são geralmente usados por razões médicas como rastreamento de contraceptivos, níveis de insulina, entre mais.

Importância da Tecnologia Wearable

No esporte o principal objetivo é analisar o desempenho do atleta, através dos dados é possível analisar a performance, intensidade e assim planejar melhor a periodização do treino do atleta.

Na saúde médicos terão mais informações sobre a respostas do organismo ao longo do dia. Facilitando a identificação de patologias. Ainda pode ser usado por segurança nos idosos, alguns wearables identificam quedas ligando para alguma pessoa ir ajudar.

Podemos citar na segurança também como rastrear equipe de emergência, praticantes de trekking  e montanhistas,  fazendo do local de trabalho e o esporte mais eficiente e seguro.

Desafios para os Wearables

O maior desafio para a indústria wearable é conquistar o engajamento das pessoas comuns. Muitos eletrônicos wearable têm vida curta, por causa do engajamento de curto tempo do consumidor.

A qualidade ruim, dificuldade para sincronizar com smartphones, vida de bateria precária, design desconfortável e deselegante, problemas de usabilidade, são algumas das razões funcionais que distanciam o usuário do dispositivo.

No entanto, é possível encontrar dispositivos wearables que são muito fortes funcionalmente e fisicamente entretanto os preços ainda não são acessíveis para todos.

Os wearables já são realidades e saber como ele pode te ajudar, seja pessoalmente ou profissionalmente é essencial para não ficar para trás.

Gostou? Compartilhe! Siga nossa FanPage!

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino, uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Dicas de Nutrição, Desafios, Receitas, Controle de Medidas, Chat com personal trainer, treinos personalizados por dia! Acesse! E tenha seu treino online!