Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura, existe?

Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura, existe?

Será que existe um frequência cardíaca para queimar gordura? Como descobrir qual é a frequência ideal para mim? Vamos descobrir.

Conhecida como zona de queima de gordura ou fat burner, é a faixa de batimentos cardíacos que fica entre 70% a 85% da sua frequência cardíaca máxima. Essa seria a solução para queimar gordura de forma eficiente? Respondendo bem rapidamente essa pergunta: Sim e não, vou explicar melhor.

Para perder gordura, como já falei anteriormente, o mais indicado é a prática de atividades aeróbicas. Porém, já expliquei também que até na musculação é possível perder gordura: Emagrecendo na musculação. Tudo isso parece muito complicado, mas fato é que nosso organismo responde de muitas maneiras e para diferentes estímulos.

Zona-alvo, qual melhor frequência cardíaca para queimar gordura?

A zona-alvo conhecida hoje para queima de gordura é a que fica entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima, já que nessa intensidade obtemos o benefício de melhorar o condicionamento aeróbico indicado para exercícios longos e atingimos a faixa onde predomina o consumo de gordura pelo organismo.

A partir de 2000 muitos estudos mostraram que treinos de alta intensidade (acima de 80% da FC máxima) e treinos intermitentes  (que alternam altas e baixas intensidades), famosos treinos HIITs, são mais eficientes para queima de gordura do que exercícios contínuos na zona-alvo.

Entre as explicações encontradas para essas afirmações, está a de que treinos intensos aumentam a produção do GH, um hormônio do crescimento que aumenta potencialmente o consumo de gordura.

Outro fator é o aumento da Taxa Metabólica Basal (energia consumida em repouso), assim treinos de alta intensidade e com maior variação na frequência cardíaca consomem mais gordura.

frequencia-cardiaca-gordura2E agora? Como treinar?

Saber qual é o melhor para você, em que momento você se encontra e seu nível de condicionamento irão lhe indicar qual melhor treino.

Por estética, agora muitas pessoas vão querer treinar acima de 85% da FC máxima, entretanto esse treinos são muito intensos e podem gerar lesões. Para treinar nesse nível é preciso estar preparado: articulações, tendões, coração, artérias, enfim: tudo que alguém que está iniciando precisa trabalhar.

Cardiopatas, por exemplo, não podem treinar em níveis tão intensos. Para eles, o recomendado é a zona-alvo, além consumir gordura você estará trabalhando seu sistema cardio-respiratório, onde os benefícios são inúmeros.

Se você é avançado e bem treinado, agora tem uma carta na manga para te ajudar a queimar gordura. Não faça esses treinos por um longo período (não mais que 3 semanas) já que os riscos de lesões vão aumentando com o tempo. Não se esqueça também do risco de overtraining.

Agora é só calcular sua frequência cardíaca para queimar gordura (clique aqui para calcular), compartilhar e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP