Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura, existe?

Frequência Cardíaca ideal para queimar gordura, existe?

Será que existe um frequência cardíaca para queimar gordura? Como descobrir qual é a frequência ideal para mim? Vamos descobrir.

Conhecida como zona de queima de gordura ou fat burner, é a faixa de batimentos cardíacos que fica entre 70% a 85% da sua frequência cardíaca máxima. Essa seria a solução para queimar gordura de forma eficiente? Respondendo bem rapidamente essa pergunta: Sim e não, vou explicar melhor.

Para perder gordura, como já falei anteriormente, o mais indicado é a prática de atividades aeróbicas. Porém, já expliquei também que até na musculação é possível perder gordura: Emagrecendo na musculação. Tudo isso parece muito complicado, mas fato é que nosso organismo responde de muitas maneiras e para diferentes estímulos.

Zona-alvo, qual melhor frequência cardíaca para queimar gordura?

A zona-alvo conhecida hoje para queima de gordura fica entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima, já que nessa intensidade obtemos o benefício de melhorar o condicionamento aeróbico indicado para exercícios longos e atingimos a faixa onde predomina o consumo de gordura pelo organismo.

A partir de 2000 muitos estudos mostraram que treinos de alta intensidade (acima de 80% da FC máxima) e treinos intermitentes  (que alternam altas e baixas intensidades), famosos treinos HIITs, são mais eficientes para queima de gordura do que exercícios contínuos na zona-alvo.

Entre as explicações encontradas para essas afirmações, está a de que treinos intensos aumentam a produção do GH, um hormônio do crescimento que aumenta potencialmente o consumo de gordura.

Outro fator é o aumento da Taxa Metabólica Basal (energia consumida em repouso), assim treinos de alta intensidade e com maior variação na frequência cardíaca consomem mais gordura. Para melhor analisar a intensidade do exercício sempre é bom ter um relógio de frequência cardíaca.

Frequência Cardíaca para queimar gorduraE agora? Como treinar?

Saber qual é o melhor para você, em que momento você se encontra e seu nível de condicionamento irão lhe indicar qual melhor treino.

Por estética, agora muitas pessoas vão querer treinar acima de 85% da FC máxima, entretanto esse treinos são muito intensos e podem gerar lesões. Para treinar nesse nível é preciso estar preparado: articulações, tendões, coração, artérias, enfim: tudo que alguém que está iniciando precisa trabalhar.

Cardiopatas, por exemplo, não podem treinar em níveis tão intensos. Para eles, o recomendado é a zona-alvo, além consumir gordura você estará trabalhando seu sistema cardio-respiratório, onde os benefícios são inúmeros.

Se você é avançado e bem treinado, agora tem uma carta na manga para te ajudar a queimar gordura. Não faça esses treinos por um longo período (não mais que 3 semanas) já que os riscos de lesões vão aumentando com o tempo. Não se esqueça também do risco de overtraining.

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino, uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Dicas de Nutrição, Desafios, Receitas, Controle de Medidas, Chat com personal trainer, treinos personalizados por dia! Acesse! E tenha seu treino online!

Agora é só calcular sua frequência cardíaca para queimar gordura (clique aqui para calcular), compartilhar e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP