Qualidade de vida no trabalho: o que é e como implementar

qualidade de vida no trabalho

Um local de trabalho é bom tanto para o trabalhador como para a empresa, maior qualidade de vida no trabalho representa trabalhadores mais felizes, realizados e eficiente. Neste texto você vai entender a importância da qualidade de vida no trabalho e como implementá-la.

Uma empresa com boas condições de trabalho, livre de umidade, de calor ou frio excessivos, de barulhos muito altos é fundamental para a qualidade de vida de seus trabalhadores.

camiseta de treino

No entanto, o empregador também deve ter cuidado especial com o corpo de seus funcionários, o que evita lesão e doenças de dificuldade motora, como LER – Lesão de esforço repetitivo – e DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

Veja como oferecer o benefício academia para seus colaboradores.

São doenças que podem ser evitadas através de simples ações dentro da empresa.

O que é qualidade de vida no trabalho

O mercado, principalmente na última década, vem enfrentando mudanças, o empregado já não é mais visto como um número ou uma ferramenta para a obtenção de lucros.

Hoje, faz parte da gestão de recursos humanos, não só a contratação e demissão, mas também têm a função de cuidar da saúde física, emocional e mental da equipe de trabalho.

A qualidade de vida no trabalho envolve a forma como o trabalhador é tratado pela empresa e as medidas que esta toma para mitigar danos e evitar, inclusive, acidentes.

A empresa deve ter cuidados não só em relação ao físico, para evitar lesões, mas também sobre o bem-estar psicológico e mental. O ambiente de trabalho deve ser livre de pressões, abusos morais e sexuais, fofocas e preconceitos.

Um empregador que possui uma cultura de cuidados com a qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários recebe em troca maior satisfação do trabalho e um ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo.

Melhorando a qualidade de vida no trabalho

Primeiramente, antes de tomar medidas para aumentar a qualidade e bem-estar de seus trabalhadores, cabe ao empresário, juntamente a gerência e responsável pelo RH fazer um diagnóstico sobre quais ameaças estão presentes na empresa e quais pontos merecem mudanças.

Quanto à saúde física deve ser verificado:

  • Se o ambiente é bem arejado e está em uma temperatura adequada;
  • Se os funcionários necessitam levantar cargas excessivas;
  • Se existem movimentos repetitivos;
  • A existência de ruídos elevados;
  • A utilização de produtos químicos;
  • Se as mesas e cadeiras são anatomicamente confortáveis.

É importante que a empresa cumpra com a legislação trabalhista, em especial as normas regulamentadoras n.º 17, que regulamenta a ergonomia no trabalho, e n.º 32, que traz regras de segurança e saúde.

Lesões musculares podem ser evitadas através de alongamento e exercícios físicos, intervalos regulares para descanso são indicados.

No vídeo abaixo mostro como fazer exercícios de alongamento sentado na cadeira do escritório mesmo. Aproveite para se inscrever em nosso canal!

Funcionários mais ativos serão mais saudáveis e produtivos, tendo como prevenção inúmeros tipos de problemas físicos e mentais. E suma importância a empresa oferecer e incentivar atividades como:

  • Ginástica Laboral;
  • Yoga;
  • Academia;
  • Esportes Coletivos;
  • Atividades ao ar livre;
  • Melhores hábitos alimentares;

Quanto mais atividade e maior convívio social essa atividade proporcionar melhor será para o colaborador. Se essa atividade puder ser junto com os colegas de trabalho ajudará a aumentar o engajamento entre as equipes.

A Hora do Treino fornece informação de qualidade através de uma consultoria de personal trainer facilitando a rotina de exercícios físicos! Fale conosco!

Bons Treinos! 

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima