O que é o Treino ABC? Para que serve e quando usar esse método?

treino abc

Se você já tem algum tempo de academia já ouvia falar em Treino ABC, mas o que é e como funciona um treino ABC, será que todos podem usar, será que é melhor forma de treinar? Vamos descobrir! 

O que é o Treino ABC?

Sempre que seu professor irá montar seu treino ele pensa em como será a divisão do seu treino, desde macrociclos (periodização do treino ao longo dos meses), o mesoclico (a divisão do treino ao longo do mês) e o microciclo (o treino de cada dia).

camiseta de treino

O treino ABC entra no mesoclico, o personal pensa em uma divisão do seu treino de acordo como será a frequência do treinamento. Cada letra representa um treino, ou seja, no treino A treinará algum membro específico (pernas e abdômen), no treino B (peito e costas), no treino C (ombro e braços). A escolha de qual grupo muscular é definido pelo personal.

Ou seja, no treino ABC é possível ter várias combinações, mas esteja ciente que cada dia terá que fazer apenas um treino entre os três.

Talvez você esteja se perguntando, por que fazer essa divisão?

Para que serve o treino ABC?

Essa divisão talvez seja a mais famosa, porém é possível usar treino AB, ABCD, ABCDE, ABCBDEF. Existe outras nomenclaturas, mas para facilitar o entendimento até mesmo entre os profissionais é mais comum usar as letras.

E essa divisão ocorre principalmente para maior trabalho de determinado grupo muscular, e ter o maior tempo de recuperação possível antes de novo estímulo, vamos seguir o nosso exemplo acima:

  • No seu primeiro dia de treino na semana você fará o treino A (no nosso caso, pernas). Seu personal já ciente que você treinará perna de novo só depois de dois dias pelo menos passará um treino com uma intensidade maior.
  • No segundo dia seu treino será o B (nesse exemplo, peito/costas), provavelmente as pernas estarão doloridas do treino anterior, porém agora a musculatura é totalmente diferente. Nesse exemplo o personal sabe que você não quer ganhar muito superior, mas é importante para aumentar o consumo calórico, postura e para o esporte que pratica (handebol – lembre-se, isso é apenas um exemplo), logo esse treino terá uma intensidade média-alta.
  • No terceiro dia será o treino C (Braços), as pernas já aliviaram um pouco, e agora você sente os superior, os braços porém trabalharam no dia anterior, mas em intensidade menor e como músculo secundário agora é hora de dar intensidade no braço também.
  • No quarto dia pode ser descanso, mas o mais comum é ter treino, voltamos para o treino A, perna de novo agora recuperada pronta para um novo estimulo, enquanto os superiores descansam e assim seguimos…

É comum sentir as dores musculares até 72hrs depois, por isso no quarto dia seria o descanso, o tal do day-off. Se você for treinar mesmo assim é interessante diminuir a intensidade do treino, só diminuir as cargas já irá ajudar. Mas fique tranquilo essas dores fortes ocorre principalmente na primeira semana.

treino abc quando usar

Quando usar o método ABC?

Você que viu o que esse tipo de treino funciona para pessoas que treinam 6x na semana, mas pode funcionar também para quem treina 3x, 4x e até 5x na semana. Eu não recomendo e não passaria para meus alunos caso eles treinassem 1 ou 2 vezes na semana apenas, o intervalo de descanso entre os treinos seriam muito alto.

Uma coisa que muita gente erra, é achar que toda semana deve começar com o treino A, mas não é mesmo, se você encerrou a semana com o treino B, você retoma com o treino C. Caso contrario as chances de um grupo muscular ficar defasado é muito alto.

Treino ABC são mais “famosos” pois como você viu pode ser usado por muitas pessoas com diferentes tipos de frequência no treino, imagina se o mais comum fosse o treino ABCDEF, exigiria que pessoa fosse treinar 6x na semana e em caso de falta o intervalo de descanso seria enorme, por isso esse modelo é mais usado por fisiculturistas, por exemplo, para esses atletas não pode haver falta.

Também é o mais “famoso” pois dá muita liberdade para os personais trabalharem com diferentes intensidade e grupos musculares, tornando o treino mais interessante para o aluno e com resultados mais visíveis no longo prazo.

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Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
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