Rio Open – Maior evento de Tênis da América Latina

rio open tênis

Maior evento de tênis da América Latina começa sábado 17/02. O Rio Open se tornou o primeiro campeonato de tênis do Brasil a entrar para a série ATP 500. A ATP é uma organização de torneios que oferece prêmios em dinheiro aos jogadores, além de ser responsável pelo ranking mundial do esporte.

A importância do Rio Open tem a ver com a escassez dos torneios ATP 500 — que têm esse nome porque dão ao vencedor 500 pontos no ranking, além de uma premiação relevante em dinheiro.  Existem hoje apenas 13 torneios desta categoria no mundo, em comparação aos mais de 500 torneios ATP 250, a categoria de torneios imediatamente abaixo. (As competições mais importantes do tênis são os quatro Grand Slams — Wimbledon, Roland Garros, US Open e Australian Open, que dão 2.000 pontos no ranking — seguidos pelos nove ATP 1000, que dão 1000 pontos).

camiseta de treino

O evento também tem uma importância brutal para a cidade do Rio de Janeiro, tanto do ponto de vista financeiro quanto de visibilidade global. Dos 60 mil espectadores do evento, cerca de 40% são de fora do Rio do Janeiro, um público que fica em média três dias na cidade. Segundo um estudo da Deloitte contratado pelo Rio Open, o evento injeta mais de R$ 150 milhões na economia do Estado, incluindo na conta os empregos gerados, a contratação de fornecedores e o turismo.

Rio Open – Atletas Nacionais e Internacionais

Atraindo grandes atletas nacionais e internacionais o Rio Open completa 10 anos os vencedores dos anos anteriores foram:

2014 – Rafael Nadal / Kurumi Nara
2015 – David Ferrer / Sara Errani
2016 – Pablo Cuevas / Francesca Shiavone
2017 – Dominic Thiem
2018 – Diego Schwartzman
2019 – Laslo Djere
2020 – Cristian Garín
2022 – Carlos Alcaraz
2023 – Cameron Norrie

Brasileiros confirmados para o Rio Open desse ano são Thiago Wild, o número 83 do ranking, Thiago Monteiro, o número 118, e Gustavo Heide, o número 156. O tenista melhor ranqueado que vai participar do Rio Open deste ano é o espanhol Carlos Alcaraz, o número 2 do mundo. O espanhol ganhou o Rio Open de 2022 e chegou à final no ano passado.

Casper Ruud e Félix Auger-Aliassime, os números 12 e 28 do mundo, respectivamente, também disputaram seu primeiro torneio profissional nas quadras de saibro do evento. Em termos de público, a edição deste ano deve manter o mesmo patamar das anteriores, já que o Rio Open está operando em capacidade máxima há vários anos.

Novidades do Rio Open de 2024

O Rio Open 2024 vai comemorar sua edição especial de 10 anos com números grandiosos de infraestrutura e utilização de estruturas móveis. Segundo a diretora executiva da Fast Engenharia, Tatiana Fasolari:

Estamos falando de uma estrutura modular, que é eficiente sob o ponto de vista ambiental e extremamente sustentável, além de ser econômica financeiramente. É um serviço que já foi utilizado em estruturas de grande porte, como a Copa do Mundo de 2014, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago, entre outros.

Também será a primeira vez haverá uma competição de tênis em cadeiras de rodas, a Wheelchair Tennis Elite.

Para a estreia do torneio, foi convidado alguns dos melhores tenistas da categoria: o japonês Shingo Kunieda, dono de 50 títulos de Grand Slam; os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, que ganharam o Australian Open deste ano nas duplas; e o brasileiro Daniel Rodrigues, que já foi o número 11 do mundo.

Agora é só torcer para um brasileiro levar a taça para o show ficar completo!

Bons Jogos!

Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Quer seu artigo aqui? Entre em contato com a gente!
Rolar para cima