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Tirar as medidas corporais pode ser ótimo para você!

Tirar as medidas corporais podem nos passar várias informações sobre como está indo seu treino e sua evolução. São alguns dados que poderão direcionar melhor o treino.

As medidas corporais são muito comum na avaliação física, juntos com outros dados podemos ter uma ideia mais completa da composição corporal do nosso corpo. Com a tecnologia avançando chegou as máquinas de bioimpedância, e as medidas corporais caiaram desuso.

Porém nem todo mundo tem condições ou quer ter um máquina dessas em casa, então a boa e velha fita métrica pode no informar muita coisa também.

Razões para você tirar suas medidas corporais

Vamos começar com a primeira razão que todo mundo faz isso, CRIAR METAS. É uma ótima forma de fazer comparações e os números te ajudam a definir algumas metas. Por exemplo, reduzir 5cm de cintura. aumentar 3cm de braço…

Ter metas é importante, mas lembre-se, precisam ser realistas. Falo melhor como criar suas metas nesse artigo. Metas para emagrecer

Outra razão para tirar suas medidas é o DESEQUILÍBRIO MUSCULAR. Muitas vezes, seja por algum desvio patológico, lesão ou até mesmo o esporte que praticamos, acabamos forçando mais um lado do corpo isso cria um desequilíbrio muscular.

E é mais visível quando tiramos as medidas e uma perna está 5cm maior que a outra. Além do efeito estético isso poderá provocar lesões futuras. Seguido o mesmo exemplo da perna, imagina que essa pessoa irá fazer um agachamento e óbvio que a tendência é colocar a carga na perna mais forte, o quadril entorta e a coluna também para compensar o equilíbrio e uma lesão pode se formar facilmente a partir daí.

Terceiro motivo é ANALISAR OS NÚMEROS. Imagina a pessoa que entrou na academia para emagrecer, após alguns meses emagrecendo vê que na balança o peso não alterou, pior subiu. Se tivesse tirado as medidas corporais teria descoberto que ganhou músculos e perdeu gordura, nas medidas corporais é fácil perceber isso quando aumenta as medidas de braços, pernas e peitoral, enquanto cintura e abdômen diminuem.

O músculo por ser mais denso, gera menor volume corporal, ao contrário da gordura. Logo você pode até estar aumentando o peso na balança, mas perdendo volume corporal.

Dicas para fazer as medidas corporais

Para fazer as suas medidas corporais siga essas dicas para não errar e ter diferença de dados.

– Use sempre um ponto de referência. Peitoral na altura dos mamilos, abdômen na altura do umbigo, cintura na curva abaixo da costela, meio do braço e da perna.

– Atenção para não dobrar a fita ou deixar ela pouco torta, isso irá alterar e muito os dados.

– Crie uma periodicidade, eu recomendo uma vez por mês, fazer em uma semana nem sempre te dará dados exatos, você pode estar inchado dos treinos ou retenções hídricas que confundirá seus dados.

As medidas são para trazer mais informações, e não para você ficar bitolado e frustrado caso não tenha conseguido.

Na plataforma da HdT Online, temos essa ferramenta disponível para você. Lá você poderá ir colocando seus dados e ir acompanhando a evolução no gráfico. E mais importante ainda é que para mim personal trainer terei mais uma informação para montar seu treino, deixando ele mais personalizado ainda!

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Bons Treinos!