Exercício Burpee – do básico ao avançado

burpee

Burpee… só de ouvir, alguns já sentem um frio na espinha. Outros já ficam ofegantes. Um exercício com alto grau de dificuldade, que demonstra sempre bons resultados. Você já conhece? Clique no vídeo para iniciar e se inscreva no nosso canal do youtube.

Burpee é mais comum em treinamento de atletas, sofri com ele no tempo de escola. Nas academias é raro você ver esse exercício, porém agora com o boom do crossfit, esse exercício voltou a ser usado por alguns professores.

Os benefícios do burpeebenefícios do exercício Burpee

Esse é um ótimo exercício com grau de dificuldade alto que trabalha:

  • coordenação: são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e controle corporal;
  • força: pode aumentar sua força, principalmente se você não aguenta o peso do seu próprio corpo;
  • explosão (potência): o burpee clássico contém saltos em sua execução, movimentos rápidos de perna, abdômen e braço e consequentemente aumento de explosão muscular desses membros;
  • resistência: após um período de treino, em vez de ganhar força seu corpo passa a ganhar resistência e você aguentará por mais tempo;
  • treino aeróbio: há profissionais que indicam fazer o burpee por 15 minutos como atividade aeróbica. O burpee clássico é conhecido por ser de alta intensidade, assim, para fazê-lo como cardio é preciso adaptá-lo.

É um exercício que trabalha vários músculos e dependendo do seu condicionamento físico será necessário adaptá-lo para mais fácil ou mais difícil como mostra os exemplos no vídeo abaixo.

O exercício Burpee

O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás.

Logo em seguida vem o movimento de flexão (push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braço para o alto (veja o vídeo).

O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço; quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha devido ao agachamento e o salto; abdômen, flexores do quadril e lombar devido a sustentação, flexão e agachamento bem como no movimento de jogar as pernas para trás e para frente.

Decerto uma boa variação para quem está iniciando a prática é fazer sem a flexão de braços e sem os saltos.

Comece com poucas repetições 10-15, depois vai aumentando para 15-20, para então finalmente começar a evoluir nos exercícios.

Aprendeu o movimento? Então vamos lá: contraia o abdômen e vamos treinar o burpee!

Siga nossa Fanpage!

Bom Treino

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima