Exercício Agachamento Livre – Esse não pode faltar no seu treino!

Exercício Agachamento Livre – Esse não pode faltar no seu treino!

Um exercício completo para membros inferiores, glúteo e músculos posturais. Ideal para todas as pessoas seja atleta ou não. Um movimento natural como agachar pode ser herói ou vilão. Saiba mais como fazer o exercício agachamento livre e sinta a diferença no seu corpo.

Muito comum ouvirmos pessoas falando que se machucaram fazendo agachamento: dores lombares e nos joelhos são as mais comuns.  Assim como o levantamento terra, o agachamento livre é cheio de mitos. Um ótimo exercício que acaba sofrendo rejeição por falta  de conhecimento.

Em quase todos os esportes e até mesmo no dia-a-dia, agachar é um movimento natural e fundamental para o corpo. Por que então não aperfeiçoa-lo já que é tão importante?

O exercício agachamento livre recruta vários músculos como: anteriores e posteriores de coxa, panturrilhas, glúteos, abdominais e lombares, exigindo um equilíbrio muscular intenso. No agachamento profundo, o número de recrutamento de fibras é maior, ocasionando maior ganho de potência e força máxima, se comparamos com o agachamento até 90º graus.exercício agachamento

Ultimamente, muitos estudos têm mostrado que as forças compressivas no joelho diminuem após 90º graus de amplitude. O mesmo ocorre na região lombar devido a uma leve flexão do torso.

Mas se o exercício é tão bom assim, por que é tão mal falado? Sua execução é complexa e, como explicado anteriormente, é preciso equilíbrio muscular e coordenação. Não é um exercício para ir colocando quilos e quilos para aumentar o peso: é preciso que o aumento de carga seja gradual com atenção constante ao movimento, não importa o quão forte você seja!

Como fazer o exercício agachamento?

Esse movimento é para pessoas avançadas. São necessários meses de trabalho para chegar ao agachamento livre: o praticante precisar ter músculos desenvolvidos e uma boa percepção do movimento.

O movimento do exercício agachamento:

– Sempre comece com carga baixa e aumente de forma gradual;

– Pernas afastadas, depois da linha dos ombros, ponta do pé levemente para fora. Coluna ereta e sempre com o músculo abdominal contraído;

– Agache jogando o quadril para trás e o joelho seguindo a ponta dos pés. À medida que for descendo, incline um pouco o tronco para frente;

– Retorne a posição inicial, sempre com o abdominal contraído.

Alguns erros comuns:

– Não jogar o quadril para trás;

– Quadril começar a sair para um dos lados;

– Joelhos não seguir a ponta dos pés,dobrando para dentro ou para fora, o que provoca uma leve torção.

Sempre use um espelho para corrigir a postura e peça a ajuda de um profissional!

Barbell Back Squats from OneResult on Vimeo.

E você, já tem alguma experiência com esse movimento? Qual sua opinião sobre esse exercício?

Ficou alguma dúvida de como agachar? Envio-nos e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP