Bicicleta como transporte – o que preciso saber?

Bicicleta como transporte – o que preciso saber?

Cada vez mais o número de ciclovias e ciclofaixas aumentam por todo o Brasil, a procura para usar a bicicleta como transporte também, vamos ver algumas dicas para você e seu transporte. 

Andar de bike faz bem ao coração, diminui o stress e aumenta a resistência muscular e é um ótimo meio de transporte, não polui e é econômico. Com tantas vantagens, muita gente está aderindo a bike como transporte.

Em muitas cidades pelo Brasil já podemos ver locação de bicicletas, tanto por parte do governo como inciativas privada, o que torna o acesso à bike muito mais fácil e com uma economia muito maior, até o google já colocou no maps a opção bike como trajeto.

Tudo isso é ótimo, porém, é preciso tomar alguns cuidados para que seu transporte seja mais seguro e eficiente.

Dicas – Usando bicicleta como transporte

Alguns cuidados como vestimenta, ajuste na bike, atitude no trânsito e equipamentos farão diferença para evitar lesões, acidentes e contra-tempos.

As dicas abaixo serão indicadas para pessoas que usam ou querem alugar uma bicicleta como transporte.

bike para transporteVestimenta – evitar algumas roupas e escolher bikes que não possam estragar ou sujar, afinal você está indo trabalhar/estudar e deve estar apresentável.

  • É importante usar roupas leves e um pouco folgadas, você não irá pedalar como se estivesse no tour de france, mas seu corpo irá aquecer e fará um esforço alto nas subidas.
  • Quase todas as bike para locação tem proteção na correia, mas se a sua não tiver, cuidado para não estragar a barra da calça.
  • Nas bicicleta públicas quase sempre também possui os para-lamas se a sua não tiver é bom adquirir, evitará que você apareça sujo no trabalho.
  • Evite distrações como ouvir música com fones de ouvido ou celular, dessa forma você mantem sua atenção na estrada, assim ouvirá os automóveis e as buzinas. Evite acidentes!

Ajuste da bike – se você está pensando em comprar uma bike ou já tiver uma, passe em um bikefit para medir e indicar a melhor bike e os melhores ajuste para você.

  • Selim – o selim (banco) das bicicletas para transportes são mais largas e confortáveis. Para saber a altura do banco, fique em pé do lado dela, o banco tem que estar na linha do seu quadril, ao começar a pedalar na extensão do joelho sua perna deve ficar levemente flexionada;
  • Guidão – em bikes para transporte o guidão deve ficar mais alto que o selim para coluna ficar levemente inclinada para frente, e os cotovelos levemente flexionados;
  • Na hora de pedalar, lembre-se, joelhos sempre para frente na direção da ponta do seu pé, isso evitará lesões.
  • bicicleta como transporteAtitude no trânsito – Muitas pessoas não tem o hábito de andar de bicicleta dia-a-dia, é bem diferente de andar no parque em um fim de semana.
  • Sinalizar – principalmente quando acabar a ciclovia e você precisa andar entre os carros, sinalize para que lado pretende virar, e claro olhe sempre para ver se é possível.
  • Use a ciclovia – não é porque você anda rápido com sua bike que você pode andar entre os carros, use a ciclovia sempre que houver;
  • Semáforos também são para os ciclistas respeito-os.

Segurança – mesmo as pedaladas na ciclovia não serem tão rápidas como em uma corrida, alguns itens de segurança é importante.Adquira seu Kit de Farol - Clique aqui

  • Sinalização noturna – importantíssimo, e é super barato um kit.
  • Capacete – apesar de não estar em super velocidade é bom andar com capacete, principalmente se você pega trechos sem ciclovias.
  • Carona – sempre verifique se a cadeirinha e a criança estão bem presas;
  • E claro, lembre-se de usar o protetor solar.

Usar a bicicleta como transporte fará muita diferença na sua saúde, na cidade e para nosso planeta. Adote essa forma de transporte.

Gostou? Compartilhe!

Boas pedaladas!

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP