Sabemos que a celulite é o pavor das mulheres. Mas, o que é celulite? Por que ocorre? Como acabar com elas ou diminuí-las?
Celulite é uma palavra de origem latina que significa inflamação do tecido celular, trata-se de uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados.
A tal inflamação foi descrita pela primeira vez na década de 1920 e também pode receber a denominação científica de lipodistrofia ginóide ou hidrolipodistrofia ginóide.
Por que a celulite incomoda?
Pelo aspecto que causa na pele, de casca de laranja, ela leva a um desconforto para a maioria das pessoas, podendo até desencadear em alguns indivíduos baixa autoestima.
Embora possa estar presente em indivíduos magros, o ganho de peso pode fazer com que a celulite fique mais visível. Mas vale a pena ressaltar que a genética pode desempenhar um papel importante na tendência de desenvolvê-la ou não.
Quais são os estágios de celulite?
Grau 1: As ondulações só são percebidas quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.
Grau 2: As ondulações já são percebidas sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.
Grau 3: Os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Neste estágio, já pode haver dor local.
Grau 4: Pode ser vista sob a roupa e é muito dolorida. É reversível, porém, como está num estágio avançado, somente um médico dermatologista pode tratar com uma pequena cirurgia.
Quando ocorre? Ou por que acontece?
Ocorre geralmente em mulheres após a adolescência. Estudos revelam que cerca de 90% das mulheres têm celulite e que nem todas têm excesso de peso. Ela aparece geralmente nas coxas e nos glúteos.
Isso acontece devido ao hormônio estrogênio que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem, e à medida que a pele envelhece ocorre a desidratação cutânea e a flacidez tissular (flacidez da pele que não pode ser melhorada com atividade física, uma vez que a atividade física somente melhora a flacidez muscular) porque as células de colágeno diminuem sua produção após os 35 anos nas mulheres.
Outras causas: hereditariedade, falta de atividade física, cigarro, maus hábitos alimentares e alterações nos processos circulatórios.
Quais maus hábitos alimentares causam celulite?
Sedentarismo.
Consumo excessivo de açúcares e sal.
Consumo excessivo de álcool.
Uso abusivo de cigarro.
Dietas de emagrecimento podem ajudar?
O excesso de peso também está correlacionado com o aparecimento de celulites. Por este motivo, manter um peso adequado, realizar uma alimentação balanceada e aliada à atividade física regular garantem uma diminuição do aparecimento.
Como o excesso alimentar acaba sendo convertido em gordura de reserva, muitos acreditam que comer menos leva à redução de peso ou gordura corporal, mas não é tão fácil assim.
A ingestão nutricional inadequada contribui para o retardo no metabolismo, ou seja, na falta de nutrientes que faz com que dificilmente o corpo consiga queimar a gordura e passe a obter energia rapidamente para manter as funções vitais. Essa energia rápida virá dos músculos, resultando em uma grande degradação muscular e maior tendência ao acúmulo de gordura, uma vez que essa gordura é reserva corporal.
O que deve-se fazer para reduzir ou prevenir a celulite?
Para combater a celulite, não basta recorrer aos tratamentos estéticos e aos cremes – é essencial buscar uma reeducação alimentar para que os resultados sejam os esperados. A estética e a nutrição são aliados.
A alimentação ideal para melhorar a celulite reduz o tecido adiposo, regula o intestino e diminui a retenção hídrica. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras.
Importante, também, substituir os carboidratos simples pelos complexos (integrais) e ficar atento ao consumo de sódio.
Com esses cuidados, a melhora é significativa. Veja a seguir uma lista de substituições recomendadas para o controle ou diminuição da celulite:
EVITE | PREFIRA |
Carne vermelha | Carnes brancas ou magras (peixe, aves) |
Doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate | Frutas ou doces à base de frutas |
Alimentos refinados | Alimentos integrais |
Refrigerantes | Sucos naturais |
Sal | Temperos naturais |
As condutas que devem ser adotadas para prevenir o aparecimento da celulite são: dieta adequada, prática de atividade física, atenção aos erros alimentares e melhora da função intestinal.
A maioria da população possui alimentação baseada em alimentos gordurosos, carboidratos em excesso e grande consumo de sal, as principais causas para o aparecimento.
A nutrição tem papel fundamental na prevenção e tratamento da celulite, marque sua consulta.
Agora você já sabe: com uma boa alimentação, prática de atividade física regular adeus celulite.
Gostou? Compartilhe!