Pular para o conteúdo
Nutrição > Colágeno tipo 2 entenda a diferença e sua importância

Colágeno tipo 2 entenda a diferença e sua importância

colágeno tipo 2

Você já ouviu falar no colágeno tipo 2? Sabe qual a importância dele para a sua articulação? O colágeno é uma proteína de grandíssima importância para a manutenção da saúde, sendo ela representante de mais de 30% das proteínas totais do organismo.

Suas principais funções são manter os músculos, a pele, o cabelo e os ossos mais fortes e resistentes. Além disso, o colágeno também é um aliado do emagrecimento saudável e da formação de tecidos saudáveis.

A seguir neste artigo confira mais sobre o colágeno do tipo II, suas funções e benefícios.

Qual a diferença do colágeno para o colágeno tipo 2?

O colágeno consiste em uma proteína fibrosa presente nos ossos, tendões, pele, vasos sanguíneos, dentes, cartilagens, intestinos e assim por diante. Ele corresponde a, em média, 6% de todo nosso peso e a 30% da proteína total presente no organismo.

O colágeno tipo 2, por sua vez, é um colágeno não-desnaturado que deriva da cartilagem do frango.

O procedimento de fabricação do colágeno tipo 2 é patenteado, ocorre em baixíssimas temperaturas e de modo não-enzimático – o que garante que o colágeno obtido seja puro, sem alterações na estrutura molecular e, consequentemente, em suas próprias atividades biológicas.

colágeno não-desnaturado, a qual estamos nos referindo neste artigo, não deve ser confundido com o colágeno não-hidrolisado.

Isso porque o processo de desnaturação que leva a fabricação do colágeno do tipo 2 não altera a sua estrutura molecular quando realizado por meio de processos enzimáticos. Por outro lado, a hidrólise do colágeno somente ocorre quando a estrutura desnaturada é submetida a condições preestabelecidas e controladas, que pode ser feita por meio de ligações enzimáticas ou químicas.

A seguir, confira quais são os principais benefícios do colágeno tipo 2.

Benefícios do colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 nada mais é do que a proteína responsável pela firmeza e tração da cartilagem da pele. Não à toa, seu consumo deve ser ministrado tanto para a prevenção como para o tratamento de qualquer tipo de doença que afete os ossos ou articulações.

A seguir, confira em tópicos os principais benefícios da cartilagem do tipo II.

-> Fortalecimento muscular e consequente auxílio no ganho de massa magra;
-> Maior elasticidade para a pele (o que além de fortalecê-la também previne o envelhecimento precoce);
-> Tratamento complementar a doenças nas articulações e cartilagens;
-> Fortalecimento de unhas e cabelos;
-> Auxílio na queima de calorias;
-> Prevenção e tratamento de uma série de condições, tais como hipertensão, osteoporose, respiração superficial, fadiga crônica e outras.

Apesar de tantos benefícios, o maior deles está no fortalecimento e aumento da flexibilidade das articulações. A seguir, confira mais sobre o assunto.

Por que o colágeno tipo 2 é tão importante para as articulações?

O colágeno do tipo 2 tem como principal foco a recuperação da saúde articular do indivíduo. Não à toa, ele é recomendado para:

-> Reconstrução de tecidos articulares desgastados ou prejudicados do corpo;
-> Manutenção da saúde e prevenção de doenças nas articulações;
-> Alívio de inflamações ou desconfortos nas articulações;
-> Restabelecer o equilíbrio das cartilagens;
-> Melhora da mobilidade;
-> Tratamento complementar de artrite;
-> Melhorar a saúde das articulações de modo geral.

A medida em que vamos ficando mais velhos a produção natural de colágeno diminui, sendo ela 1% mais baixa após os 30 anos e até 2% mais baixa para o público feminino após a menopausa.

Não à toa, a suplementação com colágeno pode ser recomendada para evitar o aparecimento de doenças que afetem as articulações e até mesmo para tratá-las, caso elas já tenham se manifestado.

Quem pode tomar o suplemento?

O suplemento de colágeno tipo 2 é recomendado já a partir dos 30 anos, quando a produção natural desta proteína passa a ser mais lenta.

Além disso, recomenda-se aliar o uso do suplemento de colágeno ao consumo de antioxidantes naturais, visto que são eles que garantirão a fixação e sintetização do colágeno no organismo, além de otimizar o seu desempenho, evitando ainda mais o desgaste das articulações.

Cuidados

Mulheres grávidas ou lactantes só podem realizar o consumo de colágeno tipo 2 caso haja recomendação médica.

Além disso, o consumo do suplemento deve ser de uma cápsula por dia, preferencialmente após o almoço. Quantidades superiores a essa só podem ser ministradas caso haja recomendação de um profissional da saúde.

Gostou desse artigo? Compartilhe! Curta nossa FanPage!

Marque sua consulta com uma nutricionista online especialista em Diabetes!

Deise Santiago
Últimos posts por Deise Santiago (exibir todos)