Atividades físicas para idosos – benefícios do treino para terceira idade

Atividades físicas para idosos – benefícios do treino para terceira idade

Atividade física é boa em todas as fases da vida, na terceira idade se torna fundamental, para uma velhice saudável e com qualidade de vida. Veja porque é importante começar a treinar agora, antes da velhice e as melhores atividades físicas para idosos. 

A população mundial esta tendo cada vez mais longevidade, e o Brasil esta incluído nesta tendência. Isso significa que as pessoas, em especial as mulheres, estão vivendo consideravelmente mais quando comparado há algumas décadas atrás.

Para se ter uma ideia deste crescimento, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2005 e 2015 a população brasileira com 60 anos ou mais passou de 9,8% da população para 14,3%, em 2010 havia 21 milhões de pessoas acima de 60 anos no Brasil. Dessas, 48,9% sofriam de mais de uma doença crônica e 9,2% dos idosos brasileiros tinham depressão.

Além disso, segundo projeções realizadas pelas Nações Unidas, a população de idosos brasileiras deve subir para 23,5% da população em apenas 24,3 anos, o que representa um dos maiores crescimentos entre a população mundial.

Se o envelhecimento e extremamente positivo por um lado, por outro e necessário que esses idosos tenham maior qualidade de vida, pois de nada adianta envelhecer sem qualidade.

Nesta equação, as atividades físicas para a terceira idade e um dos pontos mais importantes, pois elas não só são capazes de evitar uma serie de problemas de saúde como também amenizar os sintomas de diversas outras.

Na sequência, vamos conhecer os benefícios das atividades físicas para idosos, os riscos que o sedentarismo apresenta para os idosos bem como as atividades físicas mais adequadas para pessoas desta faixa etária. Vamos a elas.

Risco do sedentarismo para idosos

Apesar de o sedentarismo ser uma condição considerada grave em todas as faixas etárias, ele e extremamente prejudicial para os idosos. Isso porque com o envelhecimento, o organismo perde grande parte de suas reservar orgânicas e funcionais, o que acarreta em perda de algumas funções, como o equilíbrio, e maior risco de diversas doenças.

Dentre as principais doenças que atingem a terceira idade, podemos citar obesidade, doenças cardíacas como a hipertensão (pressão alta),  maior risco de acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipos II, depressão, demência e diversos tipos de cânceres. Isso sem citar as doenças ortopédicas, como artrite, artrose e osteoporose, que alem de muita dor pode causar sérias fraturas.

Benefícios da atividade física para a terceira idade

Segundo especialistas, os idosos sedentários apresentam percas significativas em quatro importantes áreas: resistência, força, flexibilidade e equilíbrio. A prática regular de atividades físicas para idosos permite não só a manter como também restaurar essas quatro áreas.

Outros benefícios para os idosos que praticam atividades físicas, dentre os quais podemos citar:

  • Impacto direto sobre problemas pulmonares e no combate a ansiedade;
  • Como as atividades físicas são capazes de promover a sensação de bem-estar e diminuir as dores, reduz também o consumo de medicamentos;
  • Desenvolve a força e flexibilidade, reduz o risco de quedas e facilitando os movimentos;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Aumenta a autoestima e a confiança do idoso, permitindo diminuir seu isolamento social.

Melhores atividades físicas para idosos

Pilates

Um grande beneficio do Pilates para a terceira idade é que ele trabalha o fortalecimento da região do CORE, responsável pelo equilíbrio do corpo, prevenindo quedas e eventuais fraturas. Pilates é ótimo para prevenir doenças ortopédicas e musculares ao mesmo tempo em que trabalha a coordenação motora e o sistema cardiorrespiratório.

Musculação

Apesar de ser amplamente associada a jovens, a musculação e extremamente benéfica para os idosos, pois gera massa óssea, permitindo que os ossos absorvam mais cálcio. Aumenta a força muscular, melhorando a postura e mobilidade de todos os membros.

atividades físicas para idososNatação e hidroginástica

A natação e a hidroginástica são exercícios com baixo impacto nas articulações, permitindo que o sistema cardiorrespiratório e muscular seja trabalhado com segurança para as articulações.

A água alivia a pressão das articulações e coluna dão uma sensação mais agradável para atividade.

Pedalar

Apesar da bicicleta forças as articulações inferiores, em especial as dos joelhos, este e uma exercício extremamente benéfico para que os idosos possam fortalecer os músculos das região inferior.

Melhorar o sistema cardíaco e exige do equilíbrio e coordenação.

Caminhada

A caminhada é extremamente prazerosa. Quando praticada regularmente por um período de tempo superior a 30 minutos, permite a melhoria do sistema cardiovascular sem forçar demais as articulações. E também pode evoluir para uma corrida no futuro.

Esportes

Esportes são ótimo por gerar maior interação entre as pessoas, o que gera em novas amizades, além da competição que torna a atividade mais prazerosa, porém quase todos os esportes nessa fase deve ser adaptado para que não haja algum grande estresse ou coloque em risco a saúde do idoso.

Outras boas opções de exercícios físicos para a terceira idade são a yoga, a dança, a corrida e os exercícios funcionais. O que realmente importa e não ficar parado.

Talvez essa não seja sua fase ainda, mas algum parente ou amigo pode estar entrando nessa fase, incentivar alguma atividade é essencial.

Gostou? Compartilhe! E…

Bom treino 

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP