Como o bom condicionamento é importante para atividades que não requerem muito físico – Patrocinado

Como o bom condicionamento é importante para atividades que não requerem muito físico – Patrocinado

Os benefícios estéticos que as atividades físicas proporcionam são perfeitamente visíveis em que tem esse hábito saudável há muito tempo. Porém, a beleza dos músculos torneados e definidos representa apenas uma parte das vantagens proporcionadas pelos exercícios.

Existem muito outros benefícios das atividades físicas para a mente e o bem-estar geral do corpo que são ainda mais importantes e impactam diretamente em diversas áreas da vida.

Uma das principais é o desenvolvimento profissional e mesmo atletas amadores são capazes de sentir como os exercícios físicos são capazes de aumentar a produtividade no trabalho de maneira significativa.

 “A prática esportiva melhora o humor, aumenta a assiduidade em cerca de 20%, a satisfação do trabalho e produtividade, diminui faltas e afastamentos, torna o colaborador mais criativo e reduz em 20% problemas com a Ler e Dort (abreviaturas para Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho)”, diz a Dra. Karina Hatano, médica do exercício e do esporte.

Boa parte da melhora da capacidade no trabalho citada pela Dra. Hatano está diretamente relacionada com a diminuição do estresse que as pessoas sentem quando realizam atividades físicas regularmente. Vale mencionar que, além do treino regular na academia, outra modalidades como yoga e pilates também são eficientes.

“As conhecidas atividades: nadar, correr, andar a pé ou de bicicleta com fortalecimento muscular moderado, produzem enorme benefício para a saúde e ajudam desligar das preocupações e angústias do cotidiano, sendo um poderoso fio terra do estresse”, afirma Nabil Ghorayeb, renomado doutor em cardiologia.

Além do combate ao estresse e outros males, as atividades também são essenciais para uma melhora na qualidade do sono, algo estritamente relacionado com a produtividade no trabalho.

Segundo o site “Acordar Feliz” (especialista na área), não dormir bem induz diretamente a um dia de trabalho com menor qualidade, tendo em vista que há uma menor capacidade de concentração e a atenção tende a ser desviada com maior frequência.

O especialista em sono Maurício Bagnato afirma que a atividade física, realizada na medida certa e em horário favorável, pode melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, aumentar o desempenho no trabalho.

O tema de como as atividades podem ser úteis para aumentar a produtividade também é um assunto recorrente nas mais famosas universidades e centros de estudos pelo mundo todo.

A Universidade da Georgia, localizada no sul dos Estados Unidos, fez uma pesquisa para tentar encontrar possíveis soluções para diminuir a fadiga no trabalho. Eles separaram a pesquisa em dois grupos: um praticou atividade durante seis semanas e outro permaneceu sedentário.

As pessoas que se exercitaram nesse período apresentaram um quadro de melhora com 20% menos fadiga do que antes do experimento. Isso comprovou, mais uma vez, que não é preciso insistir por muito tempo até começar a notar os benefícios das atividades físicas.

Já a American College Sports Medicine chegou a conclusão que a rotina de exercícios físicos pode melhorar o desempenho no trabalho em até 15%. O estudo, que avaliou cerca de 200 trabalhadores de diferentes setores, apontou vários benefícios conquistados por quem está longe do sedentarismo como uma maior organização na rotina, um tempo de resposta melhor para cumprir prazos, um raciocínio mais apurado e maior disposição.

“Foi interessante notar que muitas pessoas que fizeram atividades físicas chegavam em casa após o trabalho se sentindo bem. Isso não é muito comum para quem é sedentário, pois geralmente essas pessoas chegam ao fim do dia totalmente exaustas”, afirma Jim McKenna, professor de atividades físicas na Universidade Metropolitana de Leeds (Reino Unido).

Para McKenna, quem fica sentado por pelo menos sete horas por dia tem uma necessidade ainda maior de se exercitar e não dar chance ao sedentarismo. A recomendação é direcionada principalmente para os profissionais de escritório, como contadores e advogados.

Outras profissões, como a de competidor professional de poker, também são influenciadas diretamente pelas atividades físicas. A natureza desse esporte faz com que o praticante fique sentado durante a maior parte do tempo, o que em tese não exigiria muita habilidade física.

Além disso, como se trata de um esporte mental que também pode ser praticado online em sites, como a tradicional 888poker, muitas vezes o profissional não precisar sequer sair de casa para praticar, disputar partidas e até mesmo competir em torneios.

No entanto, um bom condicionamento físico é essencial para o competidor ganhar uma vantagem valiosa sobre os adversários, visto que está comprovado cientificamente que uma pessoa que realiza atividades aeróbicas regulares promove a neuroplasticidade, função do cérebro responsável pela formação de novos neurônios.

Um bom condicionamento físico também é essencial para conseguir disputar partidas por longos períodos. Eugene Katchalov, um importante competidor de poker com uma vasta carreira profissional, é um exemplo de como os exercícios são importantes para um bom desempenho no poker.

“Desde que eu embarquei em uma vida saudável tenho notados as vantagens disso. Agora, eu sinto muito mais energia e meu jogo flui mais naturalmente. Mesmo quando não tenho uma boa atuação sinto que tenho a capacidade de seguir em frente mais facilmente. Enquanto continuar no poker, seguirei dando muita importância para os exercícios físicos”, completa o ucraniano.

A tendência é que cada vez mais os competidores de alto nível no poker sigam um estilo de vida parecido com o de Katchalov. É o que diz a bem-sucedida Liv Boeree, uma das melhores mulheres no poker mundial: “Já foi o tempo em que o poker era dominado por pessoas sedentárias. Hoje, o inverso acontece, e isso é bom para todo mundo.”

Na vida do competidor de poker, do advogado ou de qualquer outra profissão, a ciência já está clara e definida sobre esse tema e hoje em dia existe uma série de facilidades para começar a ser mais sadio.

Não faltam evidências que comprovam como as atividades físicas são importantes para o rendimento no trabalho e em um mundo cada vez mais competitivo, adotar um estilo de vida saudável pode proporcionar a vantagem necessária para aumentar o desempenho e subir na profissão.

Sobre o Autor

Quer mais informações? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! via Fale Conosco