Exercício Burpee – do básico ao avançado

Exercício Burpee – do básico ao avançado

Burpee… só de ouvir, alguns já sentem um frio na espinha. Outros já ficam ofegantes. Um exercício com alto grau de dificuldade, que demonstra sempre bons resultados. Você já conhece?

Burpee é mais comum em treinamento de atletas, sofri com ele no tempo de escola. Nas academias é raro você ver esse exercício, porém agora com o boom do crossfit, esse exercício voltou a ser usado por alguns professores.

Os benefícios do Burpeebenefícios do exercício Burpee

Esse é um ótimo exercício com grau de dificuldade alto que trabalha:

  • coordenação: são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e controle corporal;
  • força: sim pode aumentar sua força, principalmente se você não aguenta o peso do seu próprio corpo;
  • explosão (potência): o burpee clássico contém saltos em sua execução, movimentos rápidos de perna, abdômen e braço e consequente aumento de explosão muscular desses membros;
  • resistência: após um período de treino, em vez de ganhar força seu corpo passa a ganhar resistência e você aguentará por mais tempo;
  • treino aeróbio: há profissionais que indicam fazer o burpee por 15 minutos como atividade aeróbica. O burpee clássico é conhecido por ser de alta intensidade, assim, para fazê-lo como cardio é preciso adaptá-lo.

É um exercício que trabalha vários músculos e dependendo do seu condicionamento físico será necessário adaptá-lo para mais fácil ou mais difícil como mostram os vídeos abaixo.

O exercício Burpee

O movimento começa com um agachamento seguido de um rápido movimento de colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute que posiciona as pernas para trás.

Então vem o movimento de flexão (push-up) e, ajuste das pernas na posição de agachamento. Eleva-se o tronco e ao estender as pernas é realizado um salto com os braço para o alto (veja o vídeo).

O Burpee trabalha músculos do peitoral, ombro e tríceps por causa da flexão de braço; quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilha devido ao agachamento e o salto; abdômen, flexores do quadril e lombar devido a sustentação, flexão e agachamento bem como no movimento de jogar as pernas para trás e para frente.

Uma variação boa para quem está iniciando a prática, é fazer sem a flexão de braços e sem os saltos.

Gravei um vídeo mostrando como fazer o Burpee com movimentos básicos e aos pouco ir aumentando até fazer os mais avançados.

(Inscreva-se no nosso canal do youtube: clique aqui)

Comece com poucas repetições 10-15, depois vai aumentando para 15-20, para então finalmente começar a evoluir nos exercícios.

Quer ter treino personalizado montado por personal trainer voltado para o seu objetivo. Conheça o KeepUp – Personal Trainer Online! 

Aprendeu o movimento? Então vamos lá: contraia o abdômen e vamos treinar o burpee!

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP