Saúde > Fumante Passivo – A vítima do tabagismo ativo

Fumante Passivo – A vítima do tabagismo ativo

fumante passivo

Muitas campanhas contra o tabagismo são abordadas para vários públicos, seja nos shoppings, nas escolas, nas ruas e até no trabalho. Que o cigarro faz mal á saúde o fumante já sabe, mas pouco é falado sobre o fumante passivo.

Estes são os não fumantes que convivem com quem fuma em ambientes fechados, ficando assim, exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante.

Quando o cigarro é aceso, somente uma parte da fumaça é tragada por quem fuma, e cerca de 2/3 da fumaça gerada pela queima é lançada no ambiente.

A fumaça inalada pelo fumante passivo contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas que aquela que entram pela boca do fumante, após passar pelo filtro do cigarro. Isso afeta quem está em volta, o fumante passivo.

fumante passivoMas o fumante passivo pode desenvolver doenças equiparadas ao fumante ativo?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, perdendo apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos, tais como, irritação nos olhos, tosse, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias, aumento do número de infecções respiratórias em crianças, e elevação da pressão arterial. A longo prazo, eleva-se em 30% de desenvolver câncer de pulmão e de 24% de sofrer infarto do miocárdio.

Para melhorar a qualidade do ar e evitar danos nos fumantes passivos, a Lei Anti Fumo proíbe fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país. Essa proibição se aplica a todos os ambientes fechados.

Razão suficiente para manter-se longe da fumaça dos outros e também para o fumante apagar o cigarro, pois ao parar de fumar, desfruta-se melhor da vida com saúde, da companhia de amigos, família e colegas de trabalho.

Artigo elaborado por Saúde Garantida

Marcações: