Como é a aula de Crossfit?

Como é a aula de Crossfit?

Crossfit está fazendo muito sucesso no Brasil e em muitos países. Uma aula de Crossfit é desafiante e estimulante. Vamos ver mais como é um treino de crossfit.

O treino de crossfit nasceu nos Estados Unidos nos anos 90, por essa razão os nomes dos exercícios são passados em inglês, e se caracteriza com atividades de ginastas, levantamento de peso e atletismo em alta intensidade. Com média de 60 minutos um aula pode queimar até 800 calorias!

Etapas da aula de crossfit 

Se você está iniciando suas primeiras aulas serão para aprender os movimentos fundamentais, para depois passar para as aulas coletivas, momento de corrigir e aprimorar cada detalhe de cada movimento.

como é uma aula de crossfitA aula de crossfit é divida em aquecimento, depois exercícios técnicos e por último o WOD (workout of the day), Treino do Dia, dentro do WOD os praticantes terão que fazer os exercícios sempre em intensidade alta.

As atividades e duração podem mudar de professor a professor, porém sempre devem ser consideradas sem período de relaxamento inteiramente corporal.

Por se tratar do tipo de circuito bem mais potente, o mesmo não é recomendado a qualquer um. A carga de atividades é grande e pode gerar várias dores musculares para as pessoas que não têm hábito ou que tenha lesões. Se você está iniciando, não treine todos os dias, dê intervalos de pelo menos 1 dia para recuperar a musculatura e tendões. Você pode ler mais sobre isso em nosso artigo sobre HIIT.

Exercícios do Crossfit

Dentro do crossfit teremos vários tipos de exercícios como flexão de braço, barra fixa, agachamentos, levantamento de peso, saltos, abdominais, corrida, corda, rope e muitos exercícios livres, sem utilização de nenhum material, como o burpee por exemplo.

Os materiais usados são:

exercícios aula de crossfitBarra fixas – que podem ser usados para fazer a barra fixa tradicional ou prender as argolas, também é utilizada para realização de abdominais como a elevação de pernas.

Corda Naval – conhecido como Rope treino, a corda naval  provoca um forte trabalho de membros superiores e CORE. As ondas provocadas pela corda exigem que as musculaturas se contraíam constantemente para manter equilíbrio e força.

Box – São caixas de madeira onde o praticante deve realizar saltos, são ótimos exercícios para ganho de potência e força, também conhecida como treino pliométrico.

Barras olímpicas – Movimentos do LPO (Levantamento de peso olímpico) são ótimos exercícios para aumento de força do corpo como um todo, agachamentos, arranques, levantamentos terras, são exercícios comuns em uma aula de crossfit.

Abmat – Esse aparelho dá suporte para lombar durante a realização dos abdominais.

Wall Ball – São bolas com carga, usadas para ser arremessadas, normalmente em paredes, ótimo um exercício para aumento de força e potência de membros superiores.

Esses foram alguns aparelhos e exercícios comuns na aula de crossfit. Por levar você no seu máximo e superar suas metas, as aulas são motivantes e desafiadoras. Então se prepare e…

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato
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