Grupos de Corrida – Por que correr com um grupo de corrida?

Grupos de Corrida – Por que correr com um grupo de corrida?

Correr ao ar livre é muito bom, correr com amigos é ótimo, correr com tudo isso e ainda ser bem orientado é perfeito! Com tantos adeptos a essa modalidade surgiu os grupos de corrida

Correr melhora a vascularização, fortalece o coração, diminui a pressão arterial, queima gordura, diminui o colesterol e libera a endorfina, que causa uma sensação de bem estar, alivia o estresse. Aumenta o condicionamento e a resistência muscular, aumenta a auto-estima, melhora o humor e a sociabilização.

A corrida traz muitos benefícios para saúde, para o corpo e para mente. Você pode ler mais nesse artigo, clique aqui.

grupos de corridaSe você corre já deve ter sentido todas essas mudanças que citei  acima, parece mágica. Se você não corre, comece e você irá sentir.

Porém, nem todos os dias são de sol, começar não é fácil, na verdade é bem dolorido, e se você nunca correu vai perceber que não é tão fácil assim, terá que ser aos poucos devagar, caminhando 20 minutos.

A vontade vai ser de desistir, afinal a sensação é de que nunca você vai conseguir sair daquele ritmo, mas, acredite, você vai.

Logo estará aumentando o tempo, depois a velocidade, esquecerá o tempo e irá buscar distâncias maiores, primeiro 5k, depois 7k, 10k, 15k… e talvez a Maratona, por que não?

Por que correr com grupos de corrida?

Correr é algo simples e fácil, porém nem tudo que parece simples realmente é. Sem treinamento correto e sem fortalecimento logo irá aparecer dores e lesões.

Como todo esporte, precisa de preparação e um treino adequado, para correr uma meia-maratona, por exemplo, exige muita preparação e grupo de corrida irá te ajudar nessa preparação.

grupos de corridaGrupos de corrida irão montar seus treinos, assim você irá correr e aprimorar sua performance diminuindo o risco de lesão.

Lhe passarão exercícios para evoluir sua coordenação, aperfeiçoando a passada e gastando menos energia nas corridas.

Irão te ajudar a fortalecer e alongar a musculatura correta, prevenindo lesões e melhorando seu rendimento.

Receberá dicas de profissionais experientes, treinará em ambientes abertos, livre de estresse. Além de te dar vários suportes para corridas de ruas.

Dicas para escolher um grupo de corrida

Para escolher um grupo de corrida as dicas são semelhantes de quando você vai escolher sua academia. (veja como escolher uma academia).

Entretanto grupos de corrida não possuem muita estrutura física, as aulas são em parques ou praças. O que você precisa saber então:

  • Professores – Eles que farão a diferença. Um professor atencioso que entende do assunto lhe dará a atenção e o resultado;
  • Exercícios – Procure um grupo de corrida onde você não vai apenas correr. Você precisa desenvolver sua estrutura e coordenação como fazer exercícios de fortalecimento muscular, didáticos para aprimorar as passadas, alongamentos e relaxamento;
  • Proximidade – Precisa ser próximo do seu trabalho ou da sua casa, se fugir muito do seu percurso, você começará faltar e se desmotivar;
  • Horários – Os horários precisam encaixar perfeitamente com seus, se a aulas forem de manhã, por exemplo, precisará de tempo para se arrumar e ir ao trabalho.

Corrida pode até ser um esporte individual, mas se realizado em grupo poderá ter muitas vantagens.

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP