Nutrição > Hábitos Saudáveis? – Veja 6 passos práticos!

Hábitos Saudáveis? – Veja 6 passos práticos!

como adquirir hábitos saudáveis

Você tem hábitos saudáveis? Que tal parar um minuto para analisar seus hábitos alimentares? Comece adquirir hábitos saudáveis com esses 6 passos. 

Sabemos que para algo se tornar um hábito precisa fazer parte da sua rotina e para se tornar rotina tem que ser feito todos os dias até ficar automático.

O ideal é que as mudanças aconteçam de forma gradual, uma mudança por semana! Siga os passos abaixo e tente ir marcando pelas próximas 6 semanas os itens que conseguiu modificar, o ideal é que na sexta semana todos os itens sejam realizados para que a implementação dos hábitos saudáveis seja efetiva!

Hábitos saudáveis– passo 1:

Comer devagar e mastigar bem os alimentos

Comece a prestar atenção no momento em que está comendo, veja se está comendo muito rápido e desacelere. A simples mastigação já queima calorias, auxiliando na perda de peso, além disso a mastigação libera o hormônio da saciedade que nos deixa satisfeitos comendo menos.

Hábitos saudáveis– passo 2:

Planeje suas refeições principais e evite friturashábitos saudáveis

É muito comum as pessoas passarem o dia fora de casa, almoçar em restaurantes ou levar comida de casa, parar na padaria para aquele pingado e o pão na chapa. Mas até que ponto isso saudável? Se essas refeições forem planejadas, há a possibilidade de serem saudáveis e evitarem o ganho de peso.

personal trainer online aplicativo

Um café da manhã completo (leite ou iogurte, pão integral com queijo branco e uma fruta) evita um ataque de fome depois do almoço, pois o corpo estará bem abastecido para as atividades diárias. Mas é necessário se programar para que acorde em tempo hábil para realizar a refeição com calma antes de sair de casa.

Caso leve a refeição de casa, prepare-a na noite anterior para evitar a pressa no momento de preparo e acabar colocando mais comida do que deveria. Se no seu caso realiza o almoço em restaurantes, procure uma opção que ofereça salada e opções assadas, cozidas ou grelhadas. Cuidado com o tamanho das porções! Muitas são exageradas e alimentam 2 pessoas em um mesmo prato, divida com um colega de trabalho.

Hábitos saudáveis – passo 3:

Iniciar uma atividade física

Hora de se inscrever naquela aula de zumba ou na academia! Comece a se exercitar, mesmo que seja uma caminhada de 30 minutos todos os dias. Qualquer começo já ajuda o corpo a se adaptar à nova rotina e começar a acelerar o metabolismo.

Hábito saudável – passo 3:

Beber água

Como dito, a água auxilia no bom funcionamento do corpo humano. Ela é essencial. Que tal começar a se cobrar para tomar mais água? Nós estamos sempre tão ocupados com tanta coisa que acabamos nos esquecendo de tomar água. Tente um copo de 180mL por hora, veja a hora cheia que é mais fácil de lembrar, e tome água! Até o final do dia com certeza os dois litros foram alcançados! Tente!

Hábitos saudáveis – passo 5:

Lanches intermediários, frutas

Frutas são saudáveis, mas qual o melhor horário para consumí-las? É sempre bom optar pelo consumo da fruta entre as refeições.

Ela trará saciedade e ajudará no processo de emagrecimento pois evita que nesses momentos sejam consumidos alimentos mais calóricos como pães, bolos, biscoitos, salgadinhos, doces…

Hábitos saudáveis – passo 6:
Reduza as porções e inclua mais verduras e legumes às refeições

como adquirir hábitos saudáveisOk, você deve estar cansado de saber que comer verduras e legumes é importante. Então por que não adequou este hábito ao seu dia a dia? Chegou a hora.

Tente ir acrescentando as verduras e os legumes até que metade do prato esteja preenchido com eles e sua meta terá sido alcançada! Elas darão mais saciedade além de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Ocupando metade do prato com a salada, ficará difícil encher o prato de arroz e feijão e carne, será necessário diminuir as porções para que não caiam do prato, não só por isso, claro! Mas também para diminuir a quantidade de calorias consumidas na refeição sem passar fome, afinal a salada vai te deixar bem satisfeito e, dessa forma, irá reduzir seu peso sem sofrimento.

Tabela de Mudanças

Complete a tabela abaixo ao longo de seis semanas para que os hábitos saudáveis estejam no seu dia a dia de forma rápida. Lembre-se de preencher uma vez por semana analisando como foi seu comportamento e suas escolhas.

Se o item foi realizado 5 ou mais vezes durante a semana pode marcar com OK. Caso tenha realizado 3 ou 4 vezes, coloque +/-. Mas se não realizou nem 2 vezes, marque com um X.

O intuito da tabela é ir tentando melhorar a cada semana com novos hábitos, sem esquecer nenhum deles. Ao final, na 6ª semana, espero que você consiga marcar OK em todos os itens!

Mudanças1ª semana2ª semana3ª semana4ª semana5ª semana6ª semana
Comer devagar
Planejar as refeições
Café da manhã completo
Evitar frituras
Exercício físico
Beber água
Lanches intermediários
Aumentar salada
Comer legumes
Preencher com OK caso tenha realizado com sucesso ou +/- caso tenha realizado em no mínimo 4x na semana ou X caso não tenha conseguido em nenhum dia da semana ou até 2x na semana.

Com acompanhamento tudo fica mais fácil! Marque sua consulta! Me siga no Facebook para mais dicas!

personal trainer online aplicativo