Probióticos – O que são e qual a importância dele para quem treina?

Probióticos – O que são e qual a importância dele para quem treina?

Podemos estar nos alimentando super bem, escolhendo os melhores alimentos e nutrientes para o nosso corpo. Mas será o que o organismo está ingerindo esses nutrientes? Os probióticos irão te ajudar nisso! Mas o que são os probióticos? 

Infelizmente, o ritmo diário e estressante da vida moderna, aliados aos hábitos inadequados de alimentação (consumo frequente de fast food, produtos industrializados e refeições pobres em fibras, vitaminas e minerais) faz com que o microbioma (nossas bactérias boas) seja prejudicado e, com isso, o intestino fica mais permeável a agentes infecciosos e inflamatórios.

Um intestino que não funciona bem causa sintomas como: Náuseas; Gases; Queda de cabelo; Unhas fracas; Distensão abdominal; Diarreia; Prisão de ventre; Dores de cabeça; Cansaço e Candidíase de repetição. Para evitar isso a solução é bem simples: consumir probióticos!

O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos, como as bactérias pertencentes aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, encontradas geralmente em produtos lácteos como leites fermentados e iogurtes, ou vendidos em cápsulas nas farmácias.

o que são probióticos Os probióticos regulam a flora intestinal e são capazes de:

  • Estimular a imunidade, aumentando a produção de anticorpos;
  • Estimular a motilidade intestinal, aliviando a constipação;
  • Melhorar a absorção de determinados nutrientes;
  • Prevenir infecções e cânceres intestinais;

Entretanto, os probióticos necessitam de alimento para sobreviverem, esse alimento é o pré-bióticos, que nada mais são do que as fibras que resistem ao processo de digestão e, no intestino, estimulam o crescimento das bactérias benéficas.

Para alcançar os benefícios dos probióticos é recomendado que se consuma, todos os dias, uma vez ao dia os alimentos enriquecidos, ou conforme prescrição do seu médico ou nutricionista.

Alguns fatores que desequilibram a microbiota são: má alimentação, estresse, uso de antibióticos com frequência ou algumas patologias.

Dessa forma, a nutrição assume papel influente, através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento de bactérias saudáveis no intestino.

O que acontece quando nosso intestino não está saudável?

Quando o intestino não está saudável existe uma alteração da flora intestinal, podendo ocorrer um aumento das bactérias patogênicas – bactérias ruins para nosso intestino – e consequentemente a destruição de vitaminas e inativação de algumas enzimas importantes, levando a uma menor absorção de nutrientes e aparecimento de desconfortos intestinais.

Por que eles ajudam o atleta?

A prática de atividade física requer uma alimentação saudável que forneça todos os nutrientes essenciais ao corpo, de forma que não comprometa a performance e mantenha a saúde do indivíduo em dia.

Para isso, além da presença de nutrientes e de uma boa absorção é preciso que o sistema de defesa do corpo esteja em perfeita atividade, e aí que entra o papel dos probióticos.

Quando a microbiota intestinal está desequilibrada pode ocorrer falha na absorção de nutrientes e de suplementos, pois, além dos benefícios para a flora intestinal e sistema imunológico, o consumo de suplementos ou alimentos com probióticos pode contribuir para o desempenho de atletas, melhorando a carga de treinamento e reduzindo o risco de doenças respiratórias.

Os probióticos podem reduzir a sensibilidade às doenças infecciosas e garantir uma boa absorção dos nutrientes, melhorando o desempenho.

Não adianta ter uma oferta alimentar rica em qualidade e quantidade se o intestino não for capaz de absorver os nutrientes para uma boa reposição.

Lembre-se de que nada em excesso faz bem, o balanço entre as bactérias boas e as bactérias ruins também precisa estar alinhado. Converse com um nutricionista, marque uma consulta e mantenha seu intestino saudável!

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