Como divulgar o serviço de Personal Trainer?

Como divulgar o serviço de Personal Trainer?

Quando o “produto principal” é o seu serviço como será que você vende isso? Como deve ser o marketing para personal trainer? Aqui estão algumas dicas para quem deseja seguir essa área.

Muitos profissionais, principalmente de áreas técnicas (educador físico, nutricionista, psicólogos…), sofrem quando viram profissionais liberais e precisam atrair clientes. Afinal, alguns desses serviços você não sai por aí vendendo de porta em porta.

A área de personal trainer, acredito que assim como muitas outras áreas, estão saturadas, ou seja, se destacar para ter cliente e superar a concorrência é algo que precisa ser feito sempre. E se você está começando como Personal Trainer, como fazer o marketing do seu serviço?

Dicas de marketing para Personal Trainer

As dicas a seguir de marketing para personal trainer são experiências reais que tive ao longo da minha carreira em que algumas funcionaram (e funcionam muito bem), outras hoje em dia não tem tanta relevância desde que saiba usar bem e algumas é questão de adaptar para sua realidade e momento profissional.

Irei me aprofundar em cada tema de artigos anteriores. Portanto, siga nossas redes sociais ou se inscreva na newsletter para não perder nada.

Marketing Pessoal – Esse é um ponto importantíssimo que muitos profissionais pecam. O marketing pessoal é a sua imagem e isso está ligado a vários fatores: a forma de se apresentar, falar, de explicar os exercícios, postura durante a aula, abordagem, correção, roupas, assepsia, cuidados com o cliente e estética.

Destacarei alguns pontos da apresentação pessoal: Nossa área é muito privilegiada por podermos trabalhar de shorts e camiseta, mas aproveite isso para mostrar o profissionalismo. Crie um “uniforme”, isso quer dizer, use roupas com sua marca e/ou neutras. Não é muito legal dar aula com bermuda de surfista ou camiseta de time de futebol quando a aula não se trata de surf e nem futebol. Fica fora de contexto e casual mostrando pouco profissionalismo.

Divulgação – Hoje temos inúmeras ferramentas que poderão te ajudar a divulgar o seu trabalho:

  • Mídias sociais – é muito fácil ver nas redes sociais pessoas divulgando treinos e dietas. Ou seja, estar presente nas redes mostrando seu serviço é essencial. Para isso é importante criar conteúdos interessantes e interagir com seu público tirando dúvidas, questionando e claro, aceitando feedbacks.
  • Google – quando você precisa de algo ou tem alguma dúvida, qual o primeiro lugar que você procura? No google, claro. Portanto, ter um site/blog mostrando o seu serviço e até pagar se for preciso para aparecer em primeiro nas pesquisas, é uma excelente opção!
  • Cartão de visita – o cartão de visita é uma ferramente importante, porém cada vez mais em desuso e com a agilidade de ter um celular na mão para gravar o número de contato, o cartão muitas vezes é colocado no bolso ou abandonado em algum canto e esquecido. É importante ter, mas também saber como causar um bom destaque. Por exemplo, após começar como personal trainer estava saindo de uma empresa que dava ginastica laboral. Para divulgar o serviço do personal trainer entreguei um cartão colado em uma barra de cereal para todos os funcionários. Eles já me conheciam profissionalmente, viram o novo trabalho e a barra de cereal deu mais relevância pois não poderiam simplesmente jogar o cartão no lixo. Dessa forma conquistei novos alunos.

Se você tem dificuldade para divulgar seu trabalho nas redes sociais, pode contratar um serviço para te ajudar nesse obstáculo, direcionando muito melhor seu marketing e se importando com o mais importante: seus clientes. Para isso indico o serviço como o da GRWP, agência de marketing focada em pequenas empresas e prestadores de serviço.

Networking – Esse é um ponto fundamental quando se quer conquistar novos alunos. Ter contato é muito importante, e acredite, de qualquer contato poderá ter alguém falando do seu serviço. Mas algumas coisas poderão facilitar a criação de novos contatos.

Sempre esteja treinando, vá em clubes, academia ou parque e treine, converse com outras pessoas que logo irão conhecer seus serviços e assim conquistar clientes.

Participe de eventos diferentes da sua área. Normalmente acredita-se que fazer networking é conhecer várias pessoas dentro da sua própria área, mas isso é um grande erro. Um personal trainer não vai precisar de um personal trainer à não ser que seja para suas férias. Participe de eventos de nutrição, fisioterapia, psicologia, saúde geral, lançamento de produtos, etc.

Faça com que seus clientes fale de você. Repare que para seus clientes o treino sempre terá seus desafios e o que costuma gerar comentários com os amigos e familiares sobre as dificuldades e conquistas. Sabendo disso libere um dia para o amigo(a), familiares e colegas treinarem junto com seu cliente, você não perderá nada com isso e estará aumentando seu leque – seja de indicadores ou de clientes.

Essas foram algumas dicas rápidas de marketing para personal trainer e assim que você começar a seguir logo perceberá que os resultados são interessantes.

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Bom treino!

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP